PROVE QUEM É O SEU DEUS


“Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus” (Josué 14.8).
Josué e Calebe faziam parte dos 12 espias enviados para espiar Canaã e trazer boas notícias de lá. No entanto, 45 anos após esse acontecimento, Calebe – então com a idade de 85 anos, mas com a mesma força que possuía quando lhes foi feita a promessa – vê que Josué poderia titubear e não lhe dar a terra que, por intermédio de Moisés, Deus prometera ao povo. Isso nos mostra que não é suficiente apenas nos lembrarmos de que algo nos foi garantido pelo Pai; é necessário também batalharmos para que, de tudo o que Ele nos tem dado, nada nos falte. Calebe foi firme com Josué – e quem, de fato, quiser vencer não pode agir diferente.

É interessante notar como a pessoa que é de Deus age. Dez  espias foram julgados pelo Senhor e pagaram um preço muito caro por sua rebeldia. Ainda assim, Calebe não se referiu a eles como bandidos nem usou outro termo pejorativo – ao contrário, ele os chamou de irmãos. Nisso, vemos que respeitar o próximo, até o que está no erro, deve ser uma prática corriqueira na vida de todos os que, de fato, servem a Deus.
Aqueles espias subiram com Calebe, mas desceram com outra visão. Meu irmão, cuidado para você não subir com os verdadeiros servos do Senhor e descer derrotado. Quem sobe na presença do Altíssimo não pode deixar o diabo lhe mostrar nada, mas tem a obrigação de ver somente o que Deus lhe revela; afinal, é para o Autor da nossa salvação que temos de olhar.
Por terem deixado o inimigo apresentar-lhes dificuldades, eles trouxeram a má notícia. Ora, eles não tinham esse direito! Deus jamais dará a nós uma missão para voltarmos com as palavras do adversário em nossa boca. Precisamos ter sempre a Boa-Nova, pois quem se deixa levar pelas artimanhas do  adversário confessa que não tinha Jesus como seu Alvo. Por outro lado, a pessoa que olha para o Senhor, ainda que esteja morrendo, viverá. É preciso cuidado com a má notícia, porque ela contamina até os mais dedicados.
O mal é tão pernicioso que, se você lhe der a mínima atenção, ele irá contaminá-lo. De fato, a má notícia derrete o coração do povo e transforma heróis em covardes. Assim aconteceu, por exemplo, com o grande Elias. Depois de ter enfrentado os 400 profetas de Baal e os 450 do poste-ídolo, fugiu ao ouvir que Jezabel queria matá-lo (1 Reis 19). Quando contarem algo a você – seja uma notícia boa ou má –, ore e não aceite o medo em seu coração.
Os que perseveram em seguir o Senhor descobrem o caminho do sucesso. Foi isso que fez Calebe! Assim como ele provou quem era o seu Deus, esse também deve ser o propósito de sua vida em tudo. Toda missão que Ele lhe der será para o seu bem. Portanto, cumpra a ordenança divina e não deixe ninguém tomar o que lhe foi prometido!

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL