A VOLTA DO HERÓI


“E, depois da morte de Saul, voltando Davi da derrota dos amalequitas e ficando Davi dois dias em Ziclague” (2 Samuel 1.1).
Os amalequitas, como fazem todos os inimigos, foram maus: eles invadiram Ziclague e levaram tudo de bom que havia na cidade como despojo, além de mulheres e crianças. Isso fez Davi, um homem de Deus, chorar até ficar sem forças. Ora, mesmo grandes homens vão às lágrimas quando alguns fatos desagradáveis lhes acontecem. Em momentos como esse, devemos voltar-nos para o Senhor e buscar nEle o poder para fazermos a mudança necessária.
Depois de refeito, Davi, com 600 homens, foi atrás daqueles perversos e os venceu. Com isso, ele criou a lei do despojo e voltou para Ziclague, onde recebeu a notícia da morte de Saul e de seus três filhos. Davi vivia escondendo-se de Saul; agora, no entanto, aquele que queria acabar com sua vida estava morto. Não há provação que não acabe nem inimigo que, um dia, não perca a batalha. De fato, os adversários são derrotados por alguém mais forte ou o são pela implacável lei da vida: a morte. Já os que confiam no Senhor são preservados sempre e de modo algum devem entrar em desespero, pois o Altíssimo lhes dará o escape.

Aparentemente, um evento não teve a ver com o outro, mas a verdade é que eles têm relação. Com a partida de Saul, Davi sabia que sua hora estava chegando; afinal, anos antes, ele tinha sido ungido rei sobre Israel pelo profeta Samuel.
O sábio sempre conhecerá o tempo e o modo de conseguir aquilo para o qual o Senhor o chamou; basta ficar firme na fé e não se comprometer com o que for errado. Então, em meio às honrarias que recebia, o espírito de Davi sentia que uma missão maior estava sendo colocada sobre seus ombros. Nesses dois dias, ele meditou no que teria de fazer dali em diante – e deve ter orado muito. A marca de um homem de Deus é o seu temor diante do Evangelho e a sua vida de oração. É preciso despir-se de todos os desejos pessoais e assumir a missão que o Pai está dando enquanto oramos. É durante ou após a comunhão com Ele que devemos tomar decisões.
Davi saiu de Ziclague para assumir seu reinado. Ele havia sido achado segundo o coração de Deus e, agora, estava pronto para ser empossado rei de Israel. Os anos em que foi perseguido por Saul deram-lhe grande confiança no Senhor, e isso foi importante para o posto que ocuparia entre os seus.

Meu irmão, se a situação não vai bem hoje, não se desespere, pois nada que esteja acontecendo com você está oculto aos olhos de Deus. O segredo para passar por qualquer crise é temer o Senhor.

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL