NÃO SE ESQUEÇA DE NINGUÉM
“Estes, pois, são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa” (Êxodo 1.1).
A bênção de Deus não se limita a você. Nela, a sua casa também está incluída. Portanto, não deixe de fora nenhum dos seus. Os israelitas entenderam que deveriam ser fecundos e se fortificar, pois um rei se levantara contra eles. Da mesma forma, cada cristão precisa fortalecer-se no Senhor, só que, no nosso caso, nenhum outro governante se levantará contra nós. Jesus é o nosso único Rei!
O plano de Deus é que toda a nossa família seja incluída na bênção da salvação em Jesus. Nessa passagem, lemos que todos os israelitas conseguiram entrar no Egito – o que, simbolicamente, representa a libertação da fome pela qual a terra passava. Do mesmo modo, a obra de salvação realizada por Cristo é para alcançar todos nós e os da nossa casa. Na lista de nomes dos filhos de Jacó, nem mesmo uma pessoa ficou para trás. Quanto a nós, devemos lutar para que o mesmo aconteça com todos os nossos familiares. Se algum deles ficar de fora, pode ser culpa nossa, pois compete a nós crer na salvação deles e reivindicá-la.
Ao nos informar acerca de alguma bênção, Deus conclui a Sua parte, e, então, temos de fazer a nossa. Meu irmão, veja quantos de sua família ainda não decidiram seguir o Mestre – ou, se já tomaram essa decisão, quantos não estão firmes no Caminho. Não deixe ninguém de fora; lute com todas as suas forças para que o Evangelho se complete na vida deles. Se necessário for, faça como o apóstolo Paulo, que orou intensamente por seus filhos na fé, como que com dores de parto (Gálatas 4.19).
A fim de possuírem o Egito, os israelitas dirigiram-se àquela terra e logo a encheram de descendentes. Isso nos ensina que fomos colocados na obra de Deus com todos os nossos – tanto a família natural quanto a que o Senhor nos permitirá gerar para Ele. Israel aumentou muito e se multiplicou. Se agirmos de igual modo, teremos mais irmãos usufruindo das benesses do Pai e ajudando-nos a viver melhor.
É importante nos fortalecermos. Por sinal, o nosso fortalecimento é uma prova da operação divina em nosso viver, a qual será testemunhada por muitos que nos cercam. Ora, como a sua família acreditará na mensagem do Senhor, se os seus parentes já convertidos continuarem a ter uma vida repleta de problemas? Se aqueles que sempre lhe pediam ajuda passarem a viver prosperamente, isso será, para os que ainda não aceitaram o Senhor, como uma mensagem poderosa do que Deus também fará com eles.
O Evangelho é a Terra da Promessa divina para toda a humanidade. Então, se encontramos a verdadeira vida, por que não levar todos os nossos a ela? O inimigo fará de tudo para que isso não ocorra, mas devemos lutar para possuir a terra e libertar os nossos.
No caso dos israelitas, houve um fator negativo – outro rei se levantou e os perseguiu –, mas isso nunca acontecerá conosco, pois Jesus é Rei para sempre, e outro não se levantará (Daniel 2.44). O governo dEle é eterno, e nEle também reinaremos para sempre. Lembre-se de que você foi chamado para reinar com o Senhor (2 Timóteo 2.11-13)!
Em Cristo, com amor,
Comentários
Postar um comentário