LIÇÕES PRECIOSAS


"No ano segundo do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo (Ageu 1.1).

A Palavra de Deus sempre é enviada a alguém especificamente – tanto para a aplicação na própria vida quanto na de outras pessoas que estão na posição de comando, quando se refere a uma coletividade, mas sempre com um fim proveitoso. Quando, pela Palavra do Senhor, entendemos que algo nos pertence e o que o Pai deseja de nós, temos de saber que essa Palavra nos está sendo enviada para um fim proveitoso. A revelação que recebemos por darmos ouvido à voz do Senhor se constitui na missão que Ele tem para a nossa vida.


Ageu se endereçou ao príncipe de Judá, Zorobabel, e ao sumo sacerdote, Jozadaque. É interessante notar que, em seu livro, ele repete cinco vezes a frase: "Assim diz o Senhor", isso porque o profeta fazia questão de mostrar que a Palavra não fora produzida por sua própria razão, mas, sim, pelo coração de Deus. Ora, o que o homem produz não tem valor algum no mundo espiritual, mas o que lhe é revelado tem, dentro de si, o poder necessário para cumprir a vontade do Todo-Poderoso. Quem for sábio sempre colocará o que lhe foi dito em ação, pois, assim, terá o poder divino realizando a obra.


As profecias de Ageu nos ensinam a esperar pelo Altíssimo, confiar nEle e servir-Lhe de modo agradável. Certa ocasião, esse profeta falou que Deus levanta os espíritos. Seja para ação individual ou coletiva, é importante que seja o Senhor quem dê tal inspiração. De fato, de nada adianta tentar usar o pensamento positivo a fim de realizar algo para o Altíssimo; afinal, se a inspiração não veio dEle, ela não terá a força necessária para a conclusão da obra. Nas batalhas espirituais, o homem precisa estar revestido da Palavra para ter sucesso em qualquer empreitada.

Nos tempos de Ageu, a reconstrução do templo estava parada por 14 anos, mas Deus havia decidido que a obra de Sua casa seria acabada. Ninguém deveria morar em boas casas, deixando a dEle inacabada. Os recursos seriam dados a quem abrisse mão, pois o ouro e a prata, na verdade, pertencem ao Altíssimo. Crer é mais do que um assentimento mental; significa uma determinação firme e a aplicação dos recursos que se fazem necessários.


A revelação divina sempre é um desafio a ser vencido. Portanto, ninguém conseguirá algo de Deus ou fará Sua obra com mãos frouxas. Assim como, no passado, os guerreiros do Senhor se esforçaram para conseguir a vitória, nós também temos de ser fortes e corajosos.


Meu irmão, Ageu declarou que Deus jamais comete iniquidades. Então, como servos dEle, jamais devemos errar ao realizarmos a missão a nós confiada. Como Ele é santo, assim deve ser todo aquele que foi privilegiado em conhecer Sua vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL