DIAS GLORIOSOS


“E sucedeu, nos dias de Assuero (este é aquele Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias)” (Ester 1.1).
Os dias de Assuero, rei da Pérsia, foram magníficos. O seu império foi um dos maiores de todos os tempos, sucedendo o babilônico que havia levado cativo os filhos de Israel para cumprir a Palavra do Senhor. Hoje, o que acontece no mundo com todas as pessoas tem como objetivo o cumprimento da Palavra. Não há nada que aconteça que não tenha sido previsto pelo nosso Pai. Por isso, temos de ver o que Ele diz a nosso respeito e não deixar coisa alguma “passar em branco”. Se cremos no Senhor, a nossa oração pode muito em seus efeitos (Tiago 5.16). Já as ameaças do inimigo não se concretizarão se cremos em Deus (Isaías 54.17).


Vários profetas do Altíssimo foram precisos na profecia da queda dos reinos do Norte e de Judá e acerca da consequente ida dos filhos de Israel para a Babilônia. Eles previram até o tempo de duração desse cativeiro. Assim, se toda a humanidade ler a Palavra e crer em Deus, entenderá que Ele não é surpreendido, além de ter poder sobre todos os reinos. Os poderosos pensam que foi o seu braço forte que lhes deu a vitória e os colocou em posição de autoridade. No entanto, ninguém terá poder algum se do Alto não lhe for dado. A queda de Vasti e a ascensão de Ester provam isso (Ester 1.19; 2.17).
Hoje, nada que acontece no mundo é sem importância. Na verdade, até o surgimento de alguns “Hamãs” (Ester 9.24) cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor – que têm os Seus mandamentos e os guardam (João 14.21) –, e os “Mardoqueus” são, de fato, os privilegiados (Ester 10.3). Os chamados para pertencer ao Corpo de Cristo, as operações de Deus e as permissões que Ele dá só dependem de nós. Para tal, precisamos apenas ter bom ânimo.
Os ímpios, do alto de sua arrogância, não enxergam que há um Deus que tudo vê e age como Lhe agrada. Os justos já entendem de outra forma: eles percebem que a prosperidade e a posição de autoridade na qual foram investidos são para ajudar os demais, dando-lhes emprego, socorrendo em tempos de necessidade e praticando a justiça.
Quem faz parte do povo do Senhor tem motivos de sobra para viver de modo destemido e alegre. Então, mesmo que estejamos sendo perseguidos, somos bem-aventurados. Por essa razão, a nossa felicidade independe de quanto dinheiro temos, dos bens que possuímos e do que dizem as pessoas a nosso respeito. Somos o povo que tem o poder de conquistar a vitória sempre; afinal, reinamos agora e faremos isso por toda a eternidade.
Consequentemente, todas as lições que a Palavra nos dá nunca poderão ser esquecidas. Os fatos que aconteceram nos dias de Assuero provam que os filhos de Deus sempre serão socorridos. Então, levante a cabeça, pois o seu Pai não permitirá que um só fio de cabelo caia se não for da Sua santa e perfeita vontade (Lucas 12.7).

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL