LIÇÕES DA VIDA DE JEREMIAS


“Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim” (Jeremias 1.1).
Todos nós, cristãos, temos um ministério apontado pelo Senhor e devemos orar para descobri-lo. Ora, não fomos chamados para ficarmos de braços cruzados. Como aconteceu com Jeremias, que foi escolhido por Deus antes de ser formado no ventre de sua mãe (v. 5), nós também, quando ainda éramos uma massa informe, já tínhamos os olhos do Senhor sobre nós (Salmo 139.16). Agora, se rejeitarmos Sua vontade e nos entregarmos ao pecado, Ele ficará impossibilitado de nos revelar Seu projeto, pois não usará uma pessoa que não queira saber da Verdade nem fará dela uma serva.


Precisamos passar pela Porta estreita e pelo Caminho apertado, para que o Todo-Poderoso Se revele a nós e nos faça conhecer a missão a nós destinada(Mateus 7.13). Em Sua infinita sabedoria, o Pai chama os que Ele deseja que cumpram Seu querer e os prepara para isso. Cabe a nós descobrir o plano dEle para o nosso viver!
Jeremias até chegou a apelar para não ser convocado, dizendo que não passava de uma criança (Jeremias 1.6), mas o Senhor lhe disse que ele seria enviado como profeta das nações – inclusive, seu ministério foi sêxtuplo: ele deveria arrancar e derribar, destruir e arruinar, edificar e plantar. Foi um serviço muito conturbado para ele, que, por exemplo, teve de profetizar contra Judá, dizendo que o povo iria para o cativeiro e quanto tempo duraria tal servidão. Por isso, não foi aceito pelo rei; antes, foi preso pelos príncipes, colocado em uma cisterna (38.6). Além disso, um dos rolos escritos que escreveu, o qual havia sido lido no templo, foi queimado pelo rei Jeoaquim (36.28).
Por quantas dificuldades aquele servo passou! Da mesma forma, em nossos dias, nem sempre é de paz o nosso ministério. Mesmo assim, devemos buscar a Deus para saber qual é o plano dEle para a nossa vida, pois, como está escrito na Bíblia – acerca da lição da vara da amendoeira –, o Senhor disse ao profeta que Ele vela sobre a Sua Palavra (Jeremias 1.11,12).
Certa vez, a fim de saber o que lhe sucederia, o rei Zedequias procurou Jeremias, já que os caldeus estavam a ponto de tomar Jerusalém. O profeta do Senhor até o aconselhou, mas aquele governante preferiu ignorar a instrução divina. Como não cumpriu o conselho do profeta, teve seus olhos vazados, e todos os seus filhos foram mortos à sua vista, bem como os príncipes de Judá (Jeremias 21). Isso nos mostra que nunca devemos brincar com a profecia que um verdadeiro servo de Deus nos entrega.
Quem faz o que o Pai deseja recebe Seu favor em qualquer situação. Jeremias foi tratado com beneficência pelos caldeus, por ordem de Nabucodonosor (39.11-18). De fato, a fidelidade do profeta ao Senhor fez com que os inimigos reconhecessem que nele havia outro Espírito – e assim será sempre com os que, verdadeiramente, servirem ao Todo-Poderoso. Portanto, meu irmão, esforce-se para ser um servo de Deus em todos os momentos!

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL