HOUVE UM HOMEM


“Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu” (1 Samuel 1.1).
A expressão houve um homem tem uma grande força espiritual para nós. Deus levanta as pessoas a fim de que sejam o que Ele lhes destinou. Porém, com o aumento do pecado, há aqueles que estão negando a própria natureza. Coitados! A vida terrena dura cerca de 70, 80 anos… Alguns até conseguem chegar aos cem, mas poucos passam disso. De fato, a nossa trajetória aqui é muito rápida, e, quando menos esperamos, já estamos partindo. Mas, se tivermos feito a vontade do Criador – tarefa para a qual fomos colocados neste mundo –, viveremos para sempre com Ele na eternidade.

Na passagem que lemos, vimos a história de Elcana, um homem que tinha duas mulheres: uma delas era Penina, a qual, cheia de filhos, zombava de Ana. Esta era a outra esposa, que era estéril, mas tinha o enorme desejo de ser mãe. Então, corajosamente, ela entrou no templo e fez um voto ao Senhor: se Ele lhe concedesse um filho homem, este seria consagrado para trabalhar nos serviços do Senhor. Então, Deus, ouvindo sua oração, concedeu-lhe a bênção que tanto almejava, e Ana, não se esquecendo de cumprir seu voto, entregou seu filho Samuel, ainda novinho, para o Senhor.
Ana era a amada, a preferida, porém estéril. Mesmo assim, não se deu por vencida, mas venceu usando sua fé. Meu irmão, não importa quantos o respeitem, amem e convençam de que as coisas nem sempre saem como se espera. Você não pode aceitar que o Todo-Poderoso não venha usá-lo como fez com tantas outras pessoas no passado. O que Ele coloca em seu coração é o que Ele deseja fazer pela sua vida.
Samuel nasceu para nos mostrar que o plano divino pode cumprir-se em qualquer situação. Bastou Ana abrir o coração – e o profeta ter-lhe dado a bênção –, para que Samuel viesse ao mundo. Da mesma forma, não deixe de reivindicar sua vitória e tomar posse daquilo que você sabe ser da vontade do Senhor. Há sempre um propósito em tudo o que Ele nos inspira a exigir. Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino (Ester 4.14)?
Se Samuel não tivesse nascido, a revelação divina não teria sido cumprida; no lugar dela, haveria um vácuo. Meu irmão, não deixe que haja um vazio na obra de Deus. Você veio ao mundo para fazer algo de precioso aos olhos do Senhor. Então, busque dEle a direção e seja obediente, honrando-O por ter planejado alguém tão importante quanto você. Não aceite que digam que você foi um mero acidente. Deus o guiou e o conheceu ainda quando era uma massa informe, destinando-lhe uma parte da Sua obra (Salmo 139.16). Ele o guardou de tantas adversidades que teriam acabado com a sua vida, mas para quê? Para que você fosse a alegria dEle, uma pessoa segundo o Seu coração. Quando você assumir o seu lugar determinado, julgará retamente!

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL