A OBEDIÊNCIA DE UM SERVO


“Palavra do SENHOR que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel” (Oseias 1.1).
Tal como Isaías, Oseias, o último profeta de Israel, profetizou no reino das dez tribos e exerceu seu ministério nos dias em que, em Judá, reinaram Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Em Israel, reinava Jeroboão II. Foi a época de maior prosperidade daquela nação, mas o povo se voltava, cada vez mais, para as obras do ocultismo. Os reis de Israel aborreciam o Altíssimo com a feitiçaria que praticavam abertamente. Assim, durante seu ministério, que durou cerca de 60 anos, o profeta denunciou a idolatria de Israel, comparando-a a um adultério.
Por ordem divina, Oseias foi ao encontro das prostitutas e tomou uma delas como sua mulher, de nome Gomer, cujo significado é completo. Esse ato trazia em si uma mensagem: a terra havia-se prostituído. Com essa esposa, teve vários filhos, cujos nomes  que denotavam mensagens para o povo  eram dados pelo próprio Senhor. Cada um simbolizava um duro golpe que o reino do Norte sofreria, pelo fato de teimar em praticar as coisas diabólicas e descumprir, assim, o plano divino.

O primeiro filho que Oseias teve com Gomer foi chamado de Jezreel – mesmo nome de uma cidade e um vale em Israel, onde se localizava o palácio governamental de Acabe. A mensagem encerrada naquele nome era de que Deus haveria de vingar o sangue de Jezreel, referindo-se, talvez, à maldade de Jezabel ao mandar apedrejar Nabote, que era jezreelita, a fim de tomar-lhe a vinha e dá-la a Acabe (leia 2 Reis 9.22-37). Então, por causa das perversidades e da idolatria daquele povo, o Senhor garantiu que faria cessar ali o reino da casa de Israel, e Oseias viu tais profecias se cumprirem.
Depois, Gomer deu-lhe uma filha, cujo nome era Desfavorecida e revelava uma dura mensagem: o Altíssimo não mais tornaria a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar. Coitados dos israelitas, pois não teriam mais a misericórdia do seu Deus. Pobre de quem hoje recebe uma palavra semelhante, pois o melhor é ter sempre o Senhor como Deus perdoador, que sempre está pronto a nos favorecer e redimir. Entretanto, quando uma profecia desse tipo ocorrer com alguém, este sofrerá muito. O Todo-Poderoso sempre toma uma atitude em relação àquela vida que teima em se manter no erro.
 
Depois, sua mulher concebeu e lhe deu outro herdeiro, denominado Não-Meu-Povo. A essa altura, eles já não eram mais povo de Deus, nem o Senhor, o Deus deles. Devemos lutar para que isso ou coisa semelhante nunca aconteça conosco nem com os nossos. Precisamos descobrir no que temos transgredido e voltarmos correndo para os braços do Pai, o qual é paciente e ama perdoar. Enquanto é tempo, é necessário confessar nossos pecados, a fim de que o Altíssimo nos redima por completo.
Oseias foi usado para falar sobre que aconteceria com a vinda do Filho de Deus e acerca da Sua consequente morte em favor da humanidade. A sua profecia nos remete ao que Jesus fez no Calvário, onde Ele nos comprou para o Pai celeste. De ambos os povos, Cristo fez um só: Seu povo adquirido e de propriedade particular. O Israel espiritual seria tão grande que foi comparado com a areia do mar. O próprio Criador disse que somos o povo do Deus vivo.
Apesar de não ter obtido êxito em fazer Israel voltar ao Senhor, Oseias cumpriu por completo e em obediência total o que lhe foi mandado. Todos aqueles que são de Deus devem ter essa mesma atitude: embora não vejam os resultados que gostariam de obter na obra realizada para o Senhor, precisam estar convictos de que Deus sabe a razão de tê-los chamado e dado a missão de falar em Seu Nome. O importante é sermos parte do povo de Deus e encontrar-nos fiéis, fazendo o que nos foi ordenado.

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL