HERANÇA AMALDIÇOADA


“E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel” (2 Reis 1.1).
Nos tempos bíblicos, Israel teve o desprazer de ser liderado por Acabe, alguém que só pensava em si. Sabe-se que, por intermédio desse rei, foram cometidas mais abominações para irritar o Senhor do que todos os outros que governaram as terras israelitas. A paixão daquele líder pelas práticas erradas o levou, junto com sua esposa, a transformar a terra do povo de Deus em um grande centro de feitiçaria, como nunca visto antes.
Acabe e sua mulher, Jezabel, eram primorosos na obra do mal. Certa vez, o governante quis, em seu coração, adquirir a vinha de Nabote, o jezreelita. No entanto, diante da firmeza do proprietário em não lhe vender a plantação de videiras, Acabe acovardou-se, e Jezabel, tomando conta da situação, mandou matar Nabote a pedradas. Esse exemplo demonstra como aquele casal agia com mãos de ferro. Além disso, Acabe, que era muito vaidoso, chegou a construir uma casa de marfim (1 Reis 22.39). Em relação a guerras, ele até obteve sucesso em algumas, mas, em uma delas, foi morto por uma flecha atirada ao acaso.

Para repreender o rei, Deus, com Seu amor, enviou-lhe um cidadão de Gileade, o qual, mais tarde, ficou conhecido como o profeta Elias. No entanto, por Acabe amar a maldade, não deu atenção a Elias, que, por intermédio divino, fechou os céus e, por três anos, não choveu nem caiu uma gota de orvalho em toda a terra de Israel. Mesmo vendo a palavra do profeta prevalecer e testemunhado a derrota que Elias infligiu aos 450 profetas de Baal e aos 400 do poste-ídolo, Acabe não se corrigiu. Tempos depois, o profeta o encontrou e profetizou sua morte e a de sua mulher, bem como a destruição de toda a sua família. Então, diante disso, ele se humilhou, mas não se converteu verdadeiramente.
Tão logo Acabe morreu, as palavras de Elias cumpriram-se literalmente. De fato, os descendentes reais foram mortos, não havendo sequer um de sua semente que ocupasse mais o governo das dez tribos. Também o povo de Moabe, que havia sido feito tributário a Israel, revoltou-se contra o domínio israelita. 
Nada que se constrói sem a ajuda divina é bênção. Por exemplo, a pessoa encarregada das compras de uma empresa e que se deixa subornar, recebendo comissão pela sua “bondade”, no grande Dia verá que aquilo foi uma maldição para si e seus descendentes. O mesmo descobrirá quem foi infiel no casamento, mentiu em juízo ou trouxe escândalo para a obra de Deus. A coisa é séria, meu irmão! Não se pode brincar com a paciência e a misericórdia do Pai.
Quem está na liderança de uma empresa, da igreja ou do lar precisa abrir os olhos e fugir das tentações. Há quem ouse levar irmãos à Justiça, desprezando a Palavra de Deus, e o pior é quando alguém leva ao tribunal a própria igreja, cujo Cabeça é Jesus. Não seria mais produtivo sofrer o agravo, se é que ele existiu? Onde está o espírito de servos dessas pessoas? Pense nisso!

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL