O EXEMPLO DE JÓ


“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1.1).
Pouco sabemos sobre a terra de Uz, mas isso não é o mais importante. Basta saber que lá viveu um homem que tinha qualidades. Há esperança para cada pessoa que nasce neste mundo. Não importa o local em que nascemos ou vivemos, mas, sim,  o cumprimento do propósito divino. De mim, de você e de todos os demais seres humanos, é esperado que, no mínimo, sirvamos ao Criador. Se uma pessoa consegue muitos bens, se ela se destaca no esporte, na ciência ou em qualquer outra área da sua vida, nada disso é tão relevante quanto cumprir o plano de Deus.  
O personagem de que trata esta mensagem tem um pequeno nome: Jó. Todos deveriam esforçar-se para ser apelidados de Jó, cujo significado é Voltando para Deus. Assim como esse patriarca, nós também devemos examinar nossas ações, a conduta de nossos filhos e levar uma vida tão ilibada, que o mais exigente dentre os mortais não encontre falta alguma em nosso convívio. Impossível? Para o homem natural, sim, mas para aquele que serve a Deus todas as coisas são possíveis (Marcos 9.23).

O engano não encontra guarida no coração de quem serve ao Senhor, pois, mesmo que tenha sido tentado a enveredar pelo caminho da falsidade, ele voltará sempre para o Pai. Jamais alguém agradará ao Altíssimo se não tiver o adjetivo reto em seu currículo. Os que não cumprem o que prometem, não executam as ordens divinas com esmero e não falam com exatidão sobre o que têm no coração encontram-se em má situação. A retidão encaminha a pessoa em todos os lugares e abre-lhe grandes portas. Ser reto é andar de acordo com a Palavra do Senhor. Não é preciso fazer sacrifício para caminhar na retidão; basta assumir como padrão para seu viver o que a Bíblia diz. O que a Palavra condena não deve sequer ser examinado como uma possibilidade.
De nada tem falta quem teme o Senhor, diz as Escrituras (Salmo 23.1), porém os filhos de Deus não levam isso a sério. Veja o que lhe falta e confesse que você não tem respeitado o Onipotente. Os que temem a Deus mostram, em todas as suas ações, que o Senhor está presente em sua vida e superabundam em tudo.
Jó não deve ser louvado, mas seu exemplo deve ser copiado. Embora tenha passado por uma das piores crises que uma pessoa poderia experimentar, ele saiu vitorioso. Assim, sempre ocorrerá com quem coloca a confiança em Deus e decide fazer o que Lhe é agradável. Quem agradar ao Criador e Senhor de todas as coisas verá que até os desejos de seu coração são satisfeitos.

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL