PESSOAS QUE DEVEM SER EVITADAS


“Não acompanhes o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22.24,25).
Há várias pessoas que a Palavra de Deus nos orienta a evitar, dentre elas, encontram-se os iracundos e os coléricos. A razão desse aviso é para que não aprendamos as veredas dessas pessoas e, desse modo, não tomemos um laço para a nossa alma. Tanto o iracundo quanto o colérico descobrem caminhos que não são bons para ninguém, os quais os levarão às armadilhas do diabo se forem trilhados.
Quando alguém se deixa possuir pela ira e torna-se iracundo, entra em um processo que o conduz às veredas tortuosas e nem se dá conta do mal que faz a si mesmo e aos seus. Quem o seguir também trilhará caminhos de morte. O discípulo do iracundo enxerga o que Deus não mostra, ouve conselhos que não provêm do Espírito Santo e toma decisões que o escraviza espiritualmente. O iracundo não vê quem, de fato, é senhor da sua vida.
Assim como o iracundo, a pessoa que, por pouco ou por muito, explode não vê que o maligno está batendo à sua porta. Aceitar ser “pavio curto” é o mesmo que dizer ao tentador que ele, agora, tem um servo o qual fará a vontade dele. Já o seguidor de Cristo é tranquilo, pois a ele não convém contender (2 Timóteo 2.24), pois possui o fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Ele sabe que, se tomarem a sua capa, nem a túnica ele deve recusar àqueles que o afrontam (Lucas 6.29). Uma pessoa encontrará justiça não por brigar, dizer desaforos ou confiar na força do seu braço, mas por obedecer ao Senhor (Salmo 20.7; 4.1; 7.8; 18.20). 
Temos tantos caminhos bons para trilhar, que não precisamos usar as artimanhas do diabo para vencer. Aprender as veredas do adversário da nossa alma não é coisa boa, pois ele só tem a nos oferecer o que é mau. Aquilo que não edifica deve ser descartado sempre. No entanto, o iracundo e o colérico não sabem que, por causa do caráter que desenvolveram, não terão a ajuda divina para percorrer os retos caminhos. O Senhor não pode cooperar com a perdição deles. Se quiserem evitar o mal, devem converter-se de todo o coração e pedir a Deus que os liberte completamente. 

Evite qualquer coisa que possa transformar-se em laço para sua vida, pois Deus quer que Seus filhos vivam livres da opressão maligna. Quem fica preso a alguma arapuca armada pelo inimigo perde o brilho da salvação, vive fechado, sem prazer, e, quase sempre, age condenando as demais pessoas. 
Como Pai, o Senhor deseja o nosso bem-estar. Ele nos fez livres em Cristo para fazermos Sua vontade e tomarmos posse da vida abundante que Jesus veio trazer-nos. Portanto, não se deixe escravizar pelo diabo nem se entregue aos sentimentos condenados pela Palavra de Deus. Lembre-se: o Altíssimo determinou uma trajetória de sucesso para os Seus. Somos feitura dEle, criados em Cristo para as boas obras (Efésios 2.10). Que você desperte para isso é a minha oração!
Em Cristo, com amor,  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL