O SENHOR GUARDOU DAVI


“E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi, trazendo presentes; e o SENHOR guardou a Davi por onde quer que ia” (2 Samuel 8.6 ).
    O capítulo 8 do segundo livro de Samuel começa narrando uma sucessão de batalhas que Davi teve de enfrentar. A impressão era de que os embates com o inimigo não cessariam, pois bastava ganhar uma luta para logo surgir outra. O homem de Deus, no entanto, não se deixou levar pelas ameaças nem caiu no pecado da murmuração. Antes, enfrentou todos os seus adversários e triunfou sobre os que lhe eram hostis.
Meu irmão, se você nem bem saiu de uma luta e já está em outra, não murmure nem reclame do Senhor; siga firme, em frente, e vença todos os obstáculos. O Altíssimo sabe por que tem permitido que tantas provações venham sobre sua vida. Alegre-se, pois a Palavra de Deus declara que quem é injuriado e vítima de mentiras por amor de Cristo deve alegrar-se e regozijar-se (Mateus 5.11,12).

    Em vez de se desesperar – o qual seria como afirmar que o Altíssimo não estava ciente do seu problema –, Davi sempre olhava para o rosto de Deus. Quem toma a mesma atitude se ilumina de tal modo que não é vencido por nenhuma arma preparada pelo inimigo (Isaías 54.17). De fato, se analisarmos toda essa passagem, veremos que o salmista tomou a decisão correta – e devemos fazer o mesmo. Para isso, temos de orar e esperar que a Palavra do Senhor nos oriente. Depois, precisamos assumir o que recebemos dEle; assim, seremos muito abençoados.
    No versículo um, vemos que Davi venceu os filisteus e os sujeitou – colocou-os debaixo da sua autoridade. De igual modo, não se entregue às tentações nem as fortaleça. Vencendo-as de uma vez por todas, elas nunca mais o perturbarão. Como se não bastasse, o salmista também ganhou a luta contra os moabitas e os mediu com cordéis. Aqueles que foram medidos com duas linhas Davi matou; aqueles medidos com uma linha tiveram a vida conservada e tornaram-se tributários do rei de Israel. Isso nos ensina que há pessoas das quais devemos estar afastados; outras, porém, precisam ser advertidas por nós e receber o nosso perdão, assim, elas nos ajudarão sempre.
    De Hadadezer – filho de Reobe, rei de Zobá –, que se engrandecia, Davi tomou 1.600 cavaleiros e 20 mil homens de pé. Naquele tempo, sem os armamentos de hoje, era quase impossível alguém prender tantas pessoas e mantê-las cativas, mas o rei de Israel tinha o Todo-Poderoso ao seu lado. Da mesma forma, se recebermos a direção do Alto e a colocarmos em ação, por certo teremos o sucesso de que precisamos.
    Depois, os sírios entraram na guerra com o objetivo de socorrer  Hadadezer, mas 22 mil daqueles homens também foram feridos por Davi, o qual, tendo obtido esse triunfo, foi a Damasco e, naquela região, pôs guarnições. Graças à sua fé, Davi foi guardado pelo Senhor por toda parte.
    Ora, não adianta o inimigo insistir em prejudicar o povo de Deus, pois o Senhor é a sua força. Portanto, se você faz parte da nação santa, do povo escolhido e de propriedade particular dEle, não tema nenhuma investida do maligno. Vá firme e conquiste o seu espaço. Faça a obra que Ele colocou sob a sua responsabilidade, e você vencerá sempre!

    Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL