A DOUTRINA DE BALAÃO

 

Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”(Apocalipse 2.14).







O Senhor espera que Seus filhos vivam de modo perfeito, mas alguns deles abrem as portas para certas ações 
pecaminosas, as quais julgam de pouco valor, ou inexpressivas. Desse modo, “sujam suas fichas” e, com isso, não podem agradar a Deus completamente.
Qualquer anormalidade em nossa fé é influenciada pelo diabo. Ele envia seus demônios, que, em certos casos, passam-se por seres inocentes ou mera tentação. Por isso, muito cuidado com as arapucas armadas pelo inimigo, as quais têm o grande poder de tirá-lo da salvação. Quem se deixa levar pelas sutis artimanhas infernais cria obstáculos que impedem o recebimento das bênçãos do Senhor.  
O profeta Balaão conhecia o Criador e, por isso, tornara-se poderoso em sua obra de profeta. Mesmo avisado por Deus – que fez a jumenta falar, reclamando da maldade que ele fazia em bater-lhe quando ela se desviava do anjo de Deus(Números 22.28) –, Balaão persistiu no erro e, por isso, foi desclassificado. 
O gosto pelo que poderia faturar com o dom que recebera de Deus era um dos maiores problemas de Balaão. Ainda hoje, esse tipo de tentação leva muitas pessoas a optarem pelo mau caminho. Até com Cristo Jesus o diabo usou essa artimanha e, como era de se esperar, não foi bem-sucedido. Imite o Senhor e, toda vez que o inimigo vier tentá-lo, repreenda-o usando o Evangelho. 
Tendo sido impedido pelo Altíssimo de amaldiçoar os filhos de Israel, esse vendido profeta ensinou o rei moabita a colocar tropeços diante do povo de Deus. Ele revelou àquele perverso rei que, se as moabitas convidassem os israelitas para suas festas pagãs, nas quais elas se prostituíam e faziam o que era mau aos olhos do Senhor, os filhos de Israel Lhe desagradariam e, assim, poderiam ser destruídos tanto por Deus quanto pelos moabitas (Números 22.1-8)
Jesus falou a respeito dos escândalos que viriam sobre Seu povo, dizendo que era inevitável, mas advertiu que seus causadores pagariam um preço muito alto(Mateus 18.7). Então, é bom ter cuidado para não levar nenhum filho de Deus a agir de modo errado. Ele não perdoará àqueles que fizerem tropeçar um só dos pequeninos que creem no Senhor (Lucas 17.2)
Assim como aquelas festividades pagãs eram sacrifícios aos demônios, toda festa religiosa que não se baseia na Palavra do Senhor é um culto a deuses estranhos. Não é bom estar entre as pessoas que frequentam esses lugares, pois elas não sabem o mal que fazem para si e para os outros.
Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL