VOLTANDO PARA RUDIMENTOS FRACOS E POBRES


“Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?” (Gálatas 4.9).

O que são esses rudimentos? Eles existem no início da caminhada pessoal e também em todas as igrejas. Há um prejuízo enorme quando servimos aos rudimentos, por isso, devemos buscar um estilo de vida no mais elevado nível, andando como Jesus andou.
Os princípios elementares do mundo não servem para o cristão que deseja agradar a Deus. Eles são criados pelas sociedades em todas as partes para que vivam melhor. Mas nós temos os preceitos da Palavra de Deus, os quais são infinitamente melhores no tocante às coisas materiais e, principalmente, nas espirituais. Quando alguém volta aos valores terrestres está, em outras palavras, declarando que se tem afastado do Senhor. 
Mesmo nas igrejas cristãs, encontram-se alguns desses princípios. Muitas pessoas, por preguiça ou falta de encorajamento para buscar o que precisam no Livro Santo, criam princípios religiosos que de nada valem. Alguns têm até aparência de piedade, mas são despidos de valor. Porém, à medida que crescem na fé, devem afastar-se dessas crendices. Não precisamos de nenhum conceito humano, mesmo que tenham sido criados pelos chamados pais da igreja. O que Agostinho declarou, bem como Tertuliano e tantos outros que serviram a Deus em seus dias, não tem valor para nós.
O maior prejuízo de crer nessas ideias é que desagradamos a Deus. Jesus disse que a tradição dos homens invalida a Palavra do Senhor (Marcos 7.13). Então, para mim, a tradição de qualquer sociedade deve ser descartada. Não podemos amar mais o que os nossos antepassados creram e nos passaram do que devemos amar a Deus. Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso (Romanos 3.4).
O padrão estabelecido nas Escrituras é superior. Quem tiver juízo deve procurar conhecê-lo e vivê-lo. É na Palavra do Senhor que descobrimos quem somos e o que podemos. O Senhor disse que veio nos dar vida e vida com abundância. Quem crê no Filho de Deus vê a glória do Senhor (João 11.40). É dela que precisamos.  
Agrada a Deus a pessoa que anda como Jesus andou. Ele agia por fé em tudo o que realizava. A quem quiser, hoje, ser-lhe-á dada a oportunidade de também andar por fé. Todos deveriam esforçar-se ao máximo para cumprir o que a fé os impulsiona a fazer. Desse modo, aprendemos qual é a nossa chamada e recebemos o poder para cumpri-la. Quem segue as tradições estará sempre envolvido em problemas, pois, vindo as tentações, os rudimentos não darão força para enfrentá-las. Quem anda com Deus reveste-se dEle (Romanos 13.14).

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL