O EXEMPLO DE JOSAFÁ


“E Josafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel” (2 Crônicas 17.1).
Quando um rei morre, o sucessor dele deve assumir o trono. Jesus morreu e ressuscitou, no entanto, ao ir para os Céus, Ele levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Efésios 4.8). Então, Ele nos fez reis e sacerdotes para Deus. Agora, é nossa hora de assumir o ofício real e passar a ser esta a autoridade máxima sobre a nossa vida. O Senhor é glorificado quando assumimos o nosso lugar em Cristo e passamos a ser soberanos sobre tudo o que diz respeito à nossa vida (Apocalipse 5.10).
O nosso tempo de reinar ocorre no momento em que aceitamos Jesus. É grande a obra feita em nós no momento em que aceitamos o Filho de Deus como nosso Salvador. Ao dizer “sim” para o convite do Senhor, Ele afirma nosso reinado. No ato da conversão, somos investidos de autoridade para governar tudo o que nos pertence: espírito, alma e corpo, bem como família e bens.
Como sucessores dEle, temos de fazer a mesma obra. É assim que o Pai deseja que vivamos (João 14.12). Ele nos deu o exemplo de como proceder em todas as situações. Nos momentos de alegria, alegramo-nos nEle, mas, diante de um ataque maligno, nós O temos conosco, por meio do Evangelho, para enfrentar as hostes infernais que nos vêm atacar. Somos equipados para batalhar e lograr vitória em todos os combates.
Se deixarmos, os inimigos reinarão sobre nós. Por isso, temos a obrigação de nunca retroceder e não assinar a derrota. Somos mais do que vencedores em todas as coisas por Aquele que nos amou e Se entregou por nós. Em Seu Nome, podemos lutar contra as forças do maligno e vencê-las. Em Cristo, a nossa vitória está garantida. O mal não pode, em hipótese alguma, derrotar-nos. Já partimos para a guerra sabendo que voltaremos trazendo os nossos feixes (Salmo 126.6). Somos vitoriosos por antecipação, mesmo que o custo seja alto.
Ao assumirmos o reino, como o fez Josafá, devemos fortificar-nos contra os nossos adversários. O exemplo desse rei é para ser seguido. O pai dele sofreu muito com os ataques desses “irmãos”, mas ele decidiu que, sob seu reinado, seria diferente. Bastou que ele ficasse forte para que as nações recuassem e suspendessem os ataques a Judá. Algumas ficaram tributárias dele, e, de boa vontade, traziam-lhe presentes. Deus espera que os Seus reis reinem.
Fique alerta! Só mesmo um soberano forte consegue vencer. De início, Josafá procurou fortalecer-se. Faça isto: busque o Senhor, removendo da sua vida todos os empecilhos, os pecados, a carnalidade, bem como a preguiça em se consagrar a Deus. Abra o coração a Ele, pedindo que lhe revele o que está atrapalhando a sua comunhão. Livre de qualquer embaraço, você irá fortificar-se e fará a diferença.

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL