ESCOLHA ONDE SEMEAR


“Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Lavrai para vós o campo de lavoura e não semeeis entre espinhos” (Jeremias 4.3).

Há segredos para uma boa colheita: a semente deve ser de boa qualidade, a terra tem de ser preparada, e o tempo de plantio precisa ser observado. Além disso, é importante estudar o solo para saber o que pode ser cultivado nele.
Assim como a agricultura tem suas técnicas e quem não as observa deixa de usufruir da melhor safra, aquele que procura trabalhar para o Senhor sem guardar as leis divinas, provavelmente, não será bem-sucedido. Na obra de Deus, as regras também devem ser observadas. Logo, quem a fizer relaxadamente não logrará bom êxito (Jeremias 48.10).
A Semente da melhor qualidade é a Palavra de Deus (Lucas 8.11), a qual não sofre nenhum tipo de corrupção, jamais volta vazia e faz aquilo que foi destinado pelo Senhor. Porém, é necessário escolher o “grão” para cada tipo de resultado que se deseja obter.
Na parábola do semeador (Mateus 13.1-23), o Mestre falou sobre três tipos de terra: a cheia de pedras; a repleta de espinhos e a boa para o plantio. É possível que o coração ainda não semeado esteja pedregoso ou espinhoso – marcado por sofrimentos, traumas e, até mesmo, decepções com falsos servos de Deus. Por isso, é necessário trabalhar bem esse tipo de pessoa, afinal, diz a Bíblia que é mais difícil conquistar um irmão ofendido do que uma cidade forte (Provérbios 18.19).
O bom lavrador observa o tempo de plantar, pois cada cultura tem sua época certa de produzir. Por exemplo: o feijão e o tomate não requerem muita água; já o arroz produz bem quando plantado em terreno bastante úmido. Há plantações que se desenvolvem melhor no verão, outras no inverno. Também os especialistas em agricultura estudam a composição do solo para saber que produto germinará melhor ali. Mesmo hoje, com os recursos de adubação, os fazendeiros sabem que é mais lucrativo plantar a semente certa no solo propício para ela.
Também a colheita tem a sua ciência. Há o momento certo de colher a safra: se for antes, a semente não estará madura; se demorar, haverá prejuízo. Da mesma forma, quem planta a boa Palavra tem de entender a hora exata de levar o não crente a tomar a decisão de aceitar o Senhor como Salvador e receber Suas bênçãos. Ninguém planta por plantar; quem semeia espera um bom retorno. Então, como diz o versículo, devemos lavrar a lavoura para nós, e este ato precisa ser levado a sério por quem se dispõe a obedecer ao Senhor.

Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL