A INSENSATEZ DE ROBOÃO


“Sucedeu, pois, que, havendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e, com ele, todo o Israel” (2 Crônicas 12.1).
    Nem sempre o exemplo de casa é seguido. O jovem Roboão tinha tudo para ser uma pessoa bem-sucedida, pois seu avô, Davi, era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22); mas, por não ter um coração perfeito como o do salmista, perdeu essa grande chance. Hoje, temos de olhar para o nefasto exemplo desse jovem e nos preparar para vencer. Os exemplos das pessoas que serviram ao Senhor foram colocados nas Escrituras como lições para que aprendêssemos a servir de fato ao nosso Deus. Quem agir como Roboão terá o mesmo fim dele.
    Examine os erros cometidos pelo neto de Davi. Embora tenha visto o próprio país ser dividido em dois reinos, Roboão não deixou de agir como ímpio, pois, tão logo teve o reino fortificado, abandonou a Lei de Deus. É sabido que o poder corrompe, e uma simples melhora de vida já faz muitos se embrenharem pelo mau caminho. O inferno está cheio de pessoas que preferiram dar ouvidos ao pecado e, hoje, gritam de dor, imersas em um sofrimento que nunca terá fim. Uma mentira, uma traição financeira ou conjugal tem levado muita gente ao precipício.
    Roboão não imaginava que aquela simples decisão de abandonar a Lei de Deus traria o rei do Egito à sua terra. Quando acordou, era tarde, pois todas as cidades de Judá, inclusive Jerusalém, estavam tomadas pelas mãos daquele perverso déspota. Da mesma maneira, muita gente está acordando tarde demais. Somente quando o médico diz que não há mais cura, o diagnóstico mostra um câncer ou algum mal incurável, a pessoa se lembra do quanto se afastou de Deus.
    O Senhor, então, mandou que um de seus profetas mostrasse àquele jovem sua loucura e insensatez, mas já era tarde, e o prejuízo havia sido grande. O neto de Davi e seu povo humilharam-se da maldade que praticaram contra a verdade e, por extensão, contra Deus. O erro que alguém comete é, além de tudo, uma maldade contra o Senhor, que é santo. O pecado é contra o Altíssimo, e, por isso, a culpa é maior do que você imagina. Roboão humilhou-se, mas ficou para sempre uma cicatriz em seu reinado.
    Aquele jovem provou, com tal atitude, que não amava o Senhor como deveria. Meu irmão, verifique seu modo de proceder, suas decisões e atitudes em todas as áreas da vida, e emende-se. Certamente, Roboão descobriu tarde demais que não era bom agir daquele jeito. Semelhantemente, existem muitos filhos de Deus que, tardiamente, também chegarão a essa triste conclusão.
    Não permita que a situação fique irreversível; para isso, não esconda seu erro, pois, no dia do Juízo, você não terá desculpas e não será poupado. Se o caso for uma traição, procure sua metade e conte-lhe toda a verdade. A parte traída não aceitará nenhum presente, e o ciúme dela, certamente, será muito furioso. Hoje é dia de dizer não à tentação, por isso clame agora pela misericórdia divina.

    Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL