Servir uns aos outros é algo estranho. Para ser grande no céu, começa com a humilhação. Foi o próprio Senhor Jesus Cristo que afirmou isto. “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (Mc 10.43-44). O Senhor Jesus Cristo mostra o caminho da vida cristã. Não é um caminho cheio de glória. Não é um caminho de auto-exaltação. Pelo contrário, é um caminho de humilhação. Humilhação é uma palavra carregada de significado que menospreza as pessoas no mundo. Mas, o próprio Senhor diz que o caminho de glorificação começa com a humilhação. E foi exatamente o que aconteceu com Ele. Ele foi humilhado primeiro e só depois foi glorificado.
Todo homem por natureza é orgulhoso. Ninguém gosta de servir. Ninguém gosta de ser humilhado. Porém, para estarmos no céu, o nosso orgulho deve ser morto. Não devemos ter medo de sofrer. Nosso velho homem deve desaparecer de nossas vidas. E o caminho para isto é ser humilde. Humildade é uma virtude maravilhosa na vida do crente. Sem humildade não nos humilhamos na presença do Senhor. Não queremos servir uns aos outros. Porque achamos algo feio. Porém, nosso Senhor Jesus Cristo se humilhou de tal maneira, que entregou sua vida. Ele veio para se humilhar. Esta humilhação foi necessária para nossa salvação. Ele foi o maior de todos os diáconos. E, é exatamente sobre isto que irei pregar nesta manhã. Eu vos proclamo a palavra de Deus sob o seguinte tema:
Tema: O Filho do Homem é o Grande Diácono
  • 1. Quem é o Filho do Homem.
  • 2. Para Que Veio o Filho do Homem.
  • 3. Quem o Filho do Homem Veio Resgatar.
1. Quem é o Filho do Homem
Quem é o Filho do Homem? Jesus Cristo é o Filho do Homem. Esta é uma das formas que o Senhor Jesus Cristo usou para revelar quem Ele era. O uso da expressão “Filho do Homem” era conhecida pelos judeus, conhecedores do Antigo Testamento. Pois esta expressão encontramos em Daniel 7.13-14: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de toda as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”.
Jesus é o Filho do Homem da profecia de Daniel. Este Filho do Homem vem do céu. Ele recebe domínio sobre todas as coisas. Esta profecia retrata o Senhor Jesus Cristo na sua segunda vinda. Ele vem sobre as nuvens com seus anjos. É o dia do juízo final. Ele julgará o mundo com toda autoridade. E os judeus entenderam muito bem o que Jesus estava dizendo. Ele estava dizendo que Ele próprio era Deus. Ele estava reivindicando a divindade para si próprio. Ele estava se colocando no mesmo nível de Deus. Porque de fato Ele é Deus.
Quando o Senhor em Marcos 2 cura um paralítico em Cafarnaum, Ele também perdoa os pecados daquele paralítico. Então os escribas começaram a perguntar: “Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”. Jesus deixa claro que Ele tem autoridade sobre todas as coisas. Quando Jesus usou o termo “Filho do Homem” os judeus quiseram matá-lo, porque eles sabiam que o termo se refere a Deus. E Jesus estava afirmando isto. Os escribas entenderam muito bem o que Jesus fez. Eles sabiam que só Deus pode perdoar os pecados dos homens. E o que Jesus estava fazendo é uma obra de Deus. Jesus de maneira nenhuma negou o que estava fazendo. Ele declarou para aqueles escribas: “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados”. Jesus confirmou aquilo que os escribas estavam dizendo. Ele tem autoridade sobre todas as coisas. E Ele deixou isto bem claro para aqueles escribas.
Jesus não foi morto pelos milagres que Ele fez. Ele não foi morto pelo que fez ou pelo que deixou de fazer. Mas, Ele foi morto pelo que dizia ser. Ele foi morto porque Ele dizia que era Deus. Em João 5.18 diz que os judeus queriam matá-lo porque Ele dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Quando Jesus estava sendo interrogado pelos sacerdotes e perguntado se Ele era o Cristo, o Filho do Deus Bendito. Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo com as nuvens do céu (Mc 14.6-62). Por causa dessa declaração Jesus foi condenado a morte. E ele cita de maneira idêntica a profecia de Daniel. Confirmando que Ele é aquele que sempre existiu com o Pai e tem domínio sobre tudo e todos.
Ele em toda sua glória, resolveu se encarnar em forma de homem. Ele resolveu vir a terra para morrer e nos resgatar. Mesmo estando aqui na terra em forma de homem, Ele sempre permaneceu o mesmo glorioso Filho do Homem. Ele nunca deixou de ser o eterno Filho de Deus. Mas Ele resolveu vir voluntariamente cumprir a sua missão. Ele quis e veio baixar a amarga cruz. Porque o termo Filho do Homem se refere também ao servo sofredor. Aquele que tem que sofrer pelos pecados do seu povo. Ele se revelou como o Salvador do mundo. A expiação do pecado do mundo. Ele veio salvar seu povo. Mas, seu próprio povo o rejeitou. Foi rejeitado por aqueles que deveriam amá-lo. Mas, mesmo sendo rejeitado, nunca deixou de ser o eterno Filho do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL