Mãe e filha regando flores no Paraíso
“A palavra de Deus é viva”

Perguntas dos Leitores

00:00
03:03

Hebreus 4:12 diz que “a palavra de Deus é viva e exerce poder”. Será que o apóstolo Paulo estava falando da Bíblia?

Os versículos antes e depois de Hebreus 4:12 mostram que o apóstolo Paulo estava falando de todas as promessas de Jeová. Essas promessas nos ajudam a entender qual é a vontade de Deus e algumas foram feitas até mesmo antes de existir a Bíblia.
Muitas vezes nossas publicações usam o texto de Hebreus 4:12 para dizer que a Bíblia tem o poder de mudar a vida das pessoas, e isso é verdade. Mas é importante entender sobre o que Paulo estava falando quando escreveu as palavras desse texto. Sabemos que muitas promessas de Deus estão na Bíblia. E Paulo usou uma delas para aconselhar os cristãos hebreus a não ir contra a vontade de Deus. Ele deu o exemplo dos israelitas que Deus libertou da escravidão do Egito. Deus prometeu que eles iriam morar na Terra Prometida. Essa terra era conhecida por ter “leite e mel”, ou seja, era uma terra muito boa. Lá eles poderiam ter verdadeiro descanso. — Êxodo 3:8; Deuteronômio 12:9, 10.
Isso fazia parte da vontade de Deus. Mas os israelitas não obedeceram a Jeová e não mostraram fé nele. Por isso, a maioria deles não entrou naquele descanso. (Números 14:30, Josué 14:6-10) Então, Paulo citou Gênesis 2:2 e Salmo 95:11 para mostrar que ainda dava para “entrar no descanso” de Deus. Ele citou esses textos para provar que essa promessa fazia parte da “palavra de Deus” que estava na Bíblia. (Hebreus 3:16-19; 4:1) Mas sabemos que entrar no descanso de Deus é só uma das promessas que mostram a vontade de Jeová. E, assim como os cristãos nos dias de Paulo, nós podemos conhecer essas promessas. Além disso, queremos mostrar que acreditamos que a vontade de Deus vai acontecer.
É muito bom saber ‘que ainda resta uma promessa de entrar no descanso de Deus’. Nós confiamos nessa promessa. E fazemos nosso melhor para entrar nesse descanso, não por seguir a Lei mosaica ou só por fazer coisas boas, mas por mostrar fé em Deus. Nós queremos que a vontade dele seja feita. Além de nós, milhares de pessoas no mundo todo estão estudando a Bíblia e aprendendo sobre a vontade de Deus. Essas pessoas mudam de vida, mostram fé e se batizam. Isso mostra que “a palavra de Deus é viva e exerce poder”. As promessas de Deus também já mudaram a nossa vida, e queremos que continuem a fazer isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL