“Deus não é injusto; ele não se esquecerá da vossa obra, e do amor que para com seu nome mostrastes, pois servistes e ainda servis aos santos” – Hb. 6: 10.
Quando alguém mostra amor por outro alguém ou por alguma coisa, tudo o que é feito, é feito de coração (com amor). Se alguém ama a Deus, e faz qualquer coisa em nome Dele, esperando algo em troca, então tal ato deixa de ter valor. “Fazer a coisa certa, pelo motivo errado, é pecado”. Logo, quem serve, deve servir “de coração aberto”, por amor, simplesmente. Não existe outro modo de servir a Deus.
Por outro lado, o verso acima nos diz que “Deus não é injusto”. Ele não se esquece das obras de cada um. Porém, Ele não vê “cara” (aparência), mas coração. Se nossas atitudes não condizem com os intentos de nossos corações, então é melhor nem fazer aquilo que estava previsto, pois que valor para Deus não terá, nenhum. Quem mostra amor a Deus e ao próximo, tudo faz de forma despretensiosa e desprendida. Essa é a regra, e é o esperado pelo Senhor.
Também não se mostra amor por quantidade de serviço. Jesus disse certa vez: “Em verdade vos digo que aquele que vos der a beber um copo d’água em meu nome, por serdes discípulos de Cristo, de modo algum perderá o seu galardão” – Marcos 9: 41. Logo, importante frisar que as pessoas, de modo geral, não participam do serviço de Deus na mesma medida. Cada qual faz aquilo para o qual Deus o capacitou. Cada qual tem o seu quinhão. Por vezes “o fazer” é algo simples, como cuidar da própria família. Ou dar um simples copo d’água a alguém com sede. O “ativismo” excessivo certamente não agrada a Deus, pois rouba tempo do crente para cuidar de si e de sua família, de seu trabalho, estudos e lazer.
Deus espera que todos nós tenhamos equilíbrio nesta existência. Quem se excede em determinada atividade comete estultícia, visto que acaba por defasar outras áreas de sua vida. E a vida “corre” depressa, sem volta. Quem ama a Deus sempre serve, mesmo que somente concorra para suas atividades rotineiras, cotidianas. Servir a Deus é ter coração voltado ao Pai, reto, digno de nota por Deus. Se tudo o que fazemos, assim fazemos para Deus em amor, então teremos galardão. Deus não é injusto: Ele não se esquecerá de nossas obras, sejam estas poucas ou muitas (importa a intenção do coração – Provérbios 4: 23).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL