O rei Davi neste salmo declara seu amor a lei de Deus, no versiculo 97 ele em êxtase declara: Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. Vale a pena ler e meditar neste artigo.
Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele!
Salmos 119: 1 a 3.
Antes de tudo gostaria de falar que não possuo nenhuma formação ‘ teológica ‘ ou ‘ acadêmica ‘ apenas venho observando algumas curiosidades e fatos sobre a escrita deste salmo. Fiz um “ resumo “ e gostaria de compartilhar com as pessoas que amam a palavra de DEUS e também despertar nas pessoas que não a conhece um sincero desejo de estudá-la.
Um dia depois de publicado este artigo recebi muitas perguntas do tipo: De que igreja você é, por isto tive a necessidade de acrescentar este parágrafo para deixar claro uma coisa: Não sou judeu, trabalho os sete dias da semana, bebo café, meu cardápio inclui carne de porco, não subo escadarias de joelhos, não visito lugares ou paises ‘ sagrados ‘ ou seja, não sou religioso e não tenho o mínimo interesse em ser. Meu interesse ao falar sobre o assunto da lei é fazer uma abordagem prática, moral e espiritual de toda a escritura sagrada, o que vai ficar mais claro à medida que for sendo colocados novos artigos no site, se alguém me perguntar qual a principal parte da Biblia eu direi: De Gênesis 1:1 a Apocalipse 22:21. Se for retirado um único ponto das escrituras elas perdem o seu real significado.
Quando eu falo de lei não estou defendendo religião, mas sim levantando a importância do estudo e da aplicação de todos os conceitos morais e espirituais contidos na palavra de DEUS. Eu defino LEI de DEUS com as seguintes palavras, a LEI é todo o conjunto de conhecimento e experiências contido nas sagradas escrituras, de onde nada se pode retirar nem nada se pode acrescentar. Trocando em ‘ miúdos ‘, a Biblia Sagrada é minha única e suficiente regra de fé, conduta e esperança.
O salmista inicia a escrita deste texto descrevendo a importância de se andar na lei do SENHOR e guardar os seus testemunhos, ele descreve as pessoas que observam os caminhos de DEUS como bem aventurados, ou seja; felizes, prósperas, capazes, abençoadas…. O salmo se inicia assim:
1- Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!
2- Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração,
Não entendo de recursos literários, mas observo que o salmista se preocupou ao extremo com a maneira que redigiu a escrita deste texto. O salmo 119 é o maior capitulo da Biblia em número de versículos, possui 176.
Foi usado um recurso literário chamado acróstico, O texto foi dividido em vinte e dois versos de oito linhas, a primeira linha de cada verso inicia-se com uma letra do alfabeto hebraico, a primeira linha do primeiro verso com a letra A, a primeira linha do segundo verso coma B e assim sucessivamente com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico. 22 X 8 = 176.
Criei este poema abaixo para tentar demonstrar de uma forma bem mais humilde o estilo que foi usado pelo salmista, Este poema a seguir contém no inicio de cada linha uma letra, que juntado as primeiras letras de cada linha consegue se ler: SENHOR JESUS CRISTO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL