SITUAÇÃO PERIGOSÍSSIMA


“Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento”.
Provérbios 5.14
    O escritor santo de Provérbios foi ousado ao fazer uma revelação importante: ele fez seu mea-culpa, a fim de nos ensinar a ficarmos livres das artimanhas do inferno. Nos dias de hoje, há muitas pessoas que têm sido enganadas e, com isso, estão fora da presença de Deus por terem agido como o dito escritor listou os passos da sua queda. Ora, é necessário aprendermos com o erro, para que, assim, fiquemos livres do maligno, o qual tem o único propósito de nos roubar a salvação (Jo 10.10a).
    É interessante notar que o versículo em questão fala de algo que aconteceu no meio da congregação e do ajuntamento. Isso nos leva a crer que existem alguns que se afastam da presença divina para errar, mas há outros que, mesmo estando onde o Senhor opera, são tentados a agir nos caminhos do pecado. Perceba que Pedro estava ao lado de Jesus quando permitiu que Satanás enchesse o seu coração de piedade humana, mas foi libertado pelo Mestre (Mt 16.22,23).
    Nos versículos anteriores a Provérbios 5.14, o autor revela a razão da sua quase destruição: aborrecer a correção do Senhor. Esta vem de encontro à nossa vontade, pois, se Deus nos deixasse fazer o que achamos ser bom, mesmo estando inseridos em Sua obra, nossa queda poderia ser grande e recorrente. Quando o Altíssimo nos corrige, Ele está provando que nos recebeu por filhos e nos ama. Afinal, o Pai corrige Seus filhos porque tem amor por eles(Hb 12.6).
    O coração do escritor desprezou a repreensão. Ora, jamais faça isso, pois quem não rejeitar a correção será sábio em seus últimos dias (Pv 15.32). Sempre que o Senhor “fechar uma porta” e mostrar-lhe o engano, no mesmo instante, diga-Lhe que está arrependido, pare de pensar nos atos errados e deixe de praticá-los. As correções e repreensões do Santo Espírito são para o nosso bem.
    O autor também não escutou a voz dos seus professores. Muitas pessoas devem ter sido usadas para ensinar-lhe o certo e o errado, mas ele não lhes deu ouvido. Da mesma forma, existem irmãos que, sem saber, ao conversarem conosco, advertem-nos a respeito de algo que nem entendem. Na verdade, é o Espírito de Deus falando por intermédio deles. É um erro não ouvi-los, pois os sábios obedecem à voz de Deus.
    Por fim, ele não deu ouvido aos seus mestres. O Senhor tem levantado mestres em sua Igreja, os quais se consagram e, com humildade e sabedoria, levam-nos a refletir sobre o que seria a nossa perdição. Por isso, devemos louvar o Altíssimo por todos aqueles que nos são enviados e não recusar nenhum de seus conselhos. Todavia, temos de conferir tudo com a Palavra e, então, com a certeza de que veio do Senhor, atender-lhes.
    É bom aprendermos com quem quase foi destruído, para, assim, escaparmos dos enganos do maligno. O inimigo anda ao nosso derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Assumindo a advertência do Senhor, você escapará de todo perigo.

    Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL