DE VOVO DIANTE DE ACABE
Deus só usa os que são firmes e obedientes. Ele não pode dar o Seu poder e a responsabilidade da Sua obra a quem é inconstante na fé. A obra que o Senhor faz hoje por nosso intermédio terá repercussão eterna. Algumas vidas se salvarão, mas, lamentavelmente, outras se perderão. A nossa responsabilidade em representá-Lo é grande, por isso não podemos agir sem seriedade e submissão à Sua direção.
Apresente-se a quem o Altíssimo lhe mandar, não importando quem seja, e faça isso sempre que for dirigido por Ele. Acabe caçou Elias por todas as partes; não houve reino daquela região para onde ele não tenha mandado procurar o profeta (1 Rs 18.10). Porém, Elias não podia duvidar dessa nova ordem nem temer a fúria do déspota, pois o plano de Deus incluía esse encontro, que, sem dúvida, resolveria para sempre o problema da seca.
Veja que o Senhor não o enviou diretamente ao rei. Isso nos ensina a sempre buscarmos a direção divina e crermos nela. Os que são guiados pelo Espírito de Deus são como o vento, o qual não se sabe de onde vem nem para onde vai (Jo 3.8). O importante é confiar no que o Altíssimo diz e agir de acordo com Suas palavras, pois, ainda que você enxergue uma opção melhor, isso não é verdade. A direção que Ele nos dá sempre será a melhor em todas as situações.
O homem vê pouquíssimo, apesar de se gabar de suas capacidades. Já o Pai celestial é onisciente e, portanto, sabe qual é o melhor caminho para solucionar qualquer dificuldade. Os planos do homem, ainda que, aparentemente, prometam lhe dar vitória, não resolverão por completo nenhum assunto. Somente Deus conhece a causa e a resolução dos problemas. Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos (Mc 7.37).
As atitudes de Acabe e de sua família causaram a seca e a consequente fome que assolou Israel. Se o Senhor não tivesse enviado Elias para fazer aquela obra, impedindo a chuva de cair naquela região por três anos e seis meses, Seu povo se perderia na idolatria e feitiçaria que o irresponsável rei estava implantando na terra dos filhos de Deus. Aqueles loucos zombaram do juízo ao se deixarem levar pelas mentiras do inimigo.
Ao ver Elias, o rei o chamou de perturbador de Israel (1 Rs 18.17). Isso mostra que, agora, Acabe cria que o homem de Deus fechara os céus sobre a nação e, conforme dissera, não houve chuva (1 Rs 17.1). A resposta de Elias ao rei foi direta: você é o verdadeiro perturbador da nação, bem como sua família (1 Rs 18.18). Infelizmente, algumas pessoas só mudarão de opinião depois de sofrerem muito; outras terão uma mudança parcial, mas nunca se converterão de verdade.
O fim do sofrimento causado pela seca estava se aproximando, mas primeiro era necessário que fosse provado quem era o verdadeiro Deus. Elias ouviu do Altíssimo o que deveria fazer e cumpriu tudo à risca. O resultado foi que o povo de Israel voltou ao Senhor, e os adoradores do inimigo ficaram envergonhados. A nossa maior missão é glorificar o A
Comentários
Postar um comentário