POSTURA DE UM HOMEM DE DEUS


E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. Deuteronômio 31.7
Ao ouvir do Senhor que não entraria em Canaã, Moisés mostrou que fazia a obra de Deus, e não a dele. É importante ser servo, obedecendo às direções do Pai. Mesmo que a ordem do Céu o contrarie ou lhe cause prejuízo, jamais a descarte. O Altíssimo sabe preparar aqueles que Ele usará em um futuro próximo. Suas direções são para a nossa formação.
Naqueles dias, para o bem da Sua obra, o Criador escolheu Josué, e não Gérson e Eliézer, filhos de Moisés. Como seria bom se todos os líderes deixassem o Senhor fazer a escolha! Ainda que uma pessoa tenha começado um trabalho e acredite que seu esforço fez tal obra crescer, a verdade é que Deus foi misericordioso para com ela, usando-a.
Moisés mostrou que não tinha ressentimento e, diante de todo o Israel, transmitiu a quem o sucederia o conselho do Altíssimo. Porém, se não tivesse feito assim, teria desagradado ao Deus. Na obra divina, somos meros instrumentos do Todo-Poderoso e, ao findar a nossa missão, devemos dar a Ele a glória devida por essa generosidade e esse amor.
Josué foi exortado a se esforçar e se animar. Essa é uma admoestação que serve para todos. Na tarefa que Deus lhe deu, você não fará nada de mais se levá-la a sério, esforçando-se e vivendo de modo santo. Aqueles que não cuidam do seu testemunho e se deixam levar pelas mentiras do inimigo, um dia, estarão diante do trono branco e, então, não encontrarão explicações para suas más atitudes.
Josué ouviu de seu líder que o povo entraria na terra deleitosa, a fim de cumprir a promessa do Senhor. Todo pastor deve estar atento a esse fato, pois o que Deus determinou para a Sua Igreja inclui o rebanho confiado a ele. O Altíssimo emite um decreto quando nos chama para realizar Sua obra. Por isso, jamais aceite que, em sua congregação, os membros sejam excluídos; eles devem, sim, ser tratados e recuperados com amor.
O descendente de Levi, filho de Anrão e Joquebede (Nm 26.59), pais que não temeram Faraó e esconderam o filho por três meses, mostrou-se fiel a Quem o chamara para liderar o povo. Ao passar o cargo a Josué, Moisés afirmou que seu sucessor faria os israelitas herdarem a Terra Prometida. Que belo exemplo de resignação ele nos deu! A obra é do Senhor e somente por Ele deve ser dirigida.  
Josué aceitou a incumbência e levou Israel a entrar em Canaã. Aceite e assuma o ministério que lhe foi oferecido, pois, para se realizar, é preciso obedecer ao chamado do Alto. Diga “sim” ao Senhor. 
Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL