Paciência nas Dificuldadesv.17,18

A arca demorou muitos anos para ser construída, embora não sabemos precisamente quanto tempo, mas provavelmente foram décadas. Deus avisou Noé que destruiria o mundo e quando estava com quinhentos anos teve seus três filhos (Gênesis 5.32), que já eram casados quando começaram a construir a arca (Gênesis 6.18). Noé estava com seiscentos anos quando entrou na arca e aconteceu o dilúvio (Gênesis 7.6). Então se passou um período de mais de cem anos entre o chamado e a entrada na arca.
Noé entrou com sua família e os animais na arca e esperou sete dias, provavelmente para sua adaptação dentro do barco até Deus fechar a porta e começar a chover (Gênesis 7.1 e 10). Choveu torrencialmente por quarenta dias (Gênesis 7.12 e 17) e as águas encobriram completamente a terra por cento e cinquenta dias (Gênesis 7.18 e 24). Depois de cento e cinquenta dias de cheia, a água começou a baixar (Gênesis 8.3).
Depois que constatou que o barco estava em terra firme (Gênesis 8.4,5) e que a terra estava seca. Noé esperou quarenta dias para abrir a janela da arca e soltou um corvo que não voltou e depois soltou uma pomba que voltou (Gênesis 8.6-9), esperou mais sete dias e soltou de novo a pomba (Gênesis 8.10,11), esperou mais sete dias para soltar novamente a pomba e ela não voltou (Gênesis 8.12). Leia o estudo sobre O CORVO E A POMBA.
Noé e sua família ainda tiveram que esperar até receber a ordem de Deus para sair (Gênesis 8.13-18). Ao todo Noé e sua família ficaram um ano e dez dias dentro da arca (Gênesis 7.10-11 e 8.14-16).
Às vezes queremos que tudo aconteça de uma vez em nossa família e não estamos dispostos a esperar o tempo de Deus (Eclesiastes 3.1). Passamos anos arrumando problemas e queremos que sejam resolvidos num momento apenas. A pessoa impaciente não sabe esperar os outros, mas quer que todos o esperem. Por isso precisamos aprender a esperar no Senhor (Salmos 40.1) e buscar o fruto do Espírito para esperar com mansidão e paciência (Gálatas 5.21-23).
Tenha paciência com sua família!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

O QUE CORRE DE VOCÊ

NÃO DEIXE DEUS ABANDONAR VOCÊ