Curando Valentes Feridos. Texto: Juízes 11:1-11. (sugestão de música: Os valentes de Deus. Ludimila Ferber)
Tenho percebido que a estratégia do inimigo é ferir os valentes, aquelas pessoas que são chaves no reino de Deus para que as mesmas não tenham força para lutar e desistam .A principal estratégia do inimigo é tirar de cena os valentes, ferindo-os pois estes são o carro chefe na conquista. Jefté era este um valente ferido que o diabo conseguiu por um certo período de tempo tirá-lo da batalha e fazê-lo desistir por um bom período de tempo, e o diabo só não o venceu porque Gideão utilizou de uma arma poderosa, o perdão.

I – A Bíblia diz que Jefté era um valente, valoroso.
A vida de Jefté teve um início muito infeliz, como vimos nos vv. 1 a 3 do Capítulo 11 de Juízes, a chegada de Jefté ao mundo foi atribulada, pois ele foi gerado fora do casamento e era filho de uma prostituta.  Gileade, resolveu criar seu filho, mas sua esposa legítima tinha outros filhos.  E podemos interpretar, conforme o relato do texto,  havia muitos conflitos naquela casa, e com certeza os meios-irmãos de Jefté os desprezavam. Talvez a própria mãe deles os instigava, haja vista que Jefté não era seu filho... Aliás um relacionamento de madrasta e enteado parece sempre ser difícil, e no caso de Jefté a impressão que temos é que Gileade, seu pai, se tornou omisso dentro de casa e não se importou muito com o tratamento dispensado a Jefté. Aliás, aqui esta uma das primeiras lições do texto: Gileade, como líder da casa, deveria ter chamado a atenção de sua esposa e de seus filhos pela maneira como tratavam Jefté.  
III- Armas do inimigo para ferir os valentes de Deus
A primeira arma que quero listar são as decepções. Já imaginou a decepção de Jefté quando já adolescente e consciente de sua situação saber que seu pai havia traído sua mãe? E o que é pior, com uma prostituta? Já pensou a sua decepção ao saber que sua mãe biológica era uma prostituta que provavelmente nem ele mesmo conhecia? Não sabemos como Gileade havia educado Jefté, mas provavelmente tudo que ele lhe ensinara pode ter perdido sentido ao Jefté perceber que seu pai havia sido um leviano, e sem caráter. Certamente para Gileade ter tido sexo com uma prostituta ele teve que mentir para a sua esposa e isto trouxe decepção a Jefté.
A segunda arma são as palavras ferinas.  JZ 11:2 Precisamos proteger nosso coração porque o inimigo sabe muito bem como ferir nosso coração usando pessoas para nos ferir com palavras. Veja as palavras que magoaram o coração de Jefté quando seus irmãos lhe disseram: Você é filho de uma prostituta! O diabo sabe exatamente que palavras usar, ele sabe o momento em que estamos fragilizados para acertar o nosso coração com palavras que vão nos desnortear. Veja este texto: Salmos 64:4. As vezes as palavras ferinas vem de quem nós mais amamos ou que estão mais próximos de nós.
A terceira arma é a rejeição. Todo mundo tem necessidade de ser amado e acolhido. Todos tem a necessidade de serem aceitos onde vivem, no trabalho, na escola, na igreja e principalmente em sua casa. Mas quando se é rejeitado pelos seus próprios irmãos, pela sua própria mãe, e seu pai fica totalmente indiferente isto é terrível. Foi o que aconteceu com Jefté. JZ 11:2.  Jefté sofreu as conseqüências do pecado do seu pai. E a Bíblia diz que quando ele cresceu, seus irmãos o expulsaram de casa. Imagine a mágoa e o ressentimento que inundou o coração de Jefé. Mágoa com seus irmãos, com o seu pai que ficou omisso diante da situação, e com a sua madrasta que também não se posicionou diante da situação. A mágoa penetrou com fecha no coração de Jefté.
III – Atitudes destrutivas de um valente ferido. 
Fuga e revolta. JZ 11:3. JETFÉ,  Diz o texto que forçado a sair de casa, foi para a terra de Tobe, que ficava cerca de 80km ao norte de Gileade. Em Tobe juntou-se a uma “turma da pesada”. A Bíblia diz homens levianos, homens sem caráter, desajustados emocionalmente. É como se Jefté dissesse: Eu não estou nem aí, estou com o coração ferido mesmo eu não ligo para nada e nem para ninguém. Jefté assumiu a posição que geralmente alguém magoado assume, a FUGA E A REVOLTA. A fuga das pessoas que o feriram. (Ele estava dizendo: Nunca mais quero ver estes meus irmãos) Ele pensava: Eles morreram para mim, não quero mais conversar com eles, quero mesmo é esquecê-los!  Ele pensou: Agora o que eu quero mesmo é me unir com pessoas que também estão magoados, revoltados e feridos, vamos piorar a situação. É a mesma atitude que toma alguém que está magoado e que não está disposto a perdoar quem o magoou. Jefté acabou sendo influenciado por outros que não eram valentes mas que estavam feridos. Este é o problema o valente passa a ser influenciado negativamente por pessoas que o inimigo já tem preparado para ferir seu coração.
Perda do propósito. Ele perdeu completamente o propósito para o qual vivia. A Bíblia deixa claro que ele era um homem de garra, valoroso, guerreiro, campeão, e ele vai se juntar a homens levianos? Pessoas levianas são pessoas imprudentes, que não refletem para agir, e que agem com leviandade. Um valente não era para estar ali. Amado, será que você por estar sendo um valente ferido não está perdendo o propósito? Para avaliar isto basta que você analise, que tipo de palavras você ministra a si mesmo no dia a dia? Com que tipo de pessoa você sai? Quais são as suas amizades? Qual é o seu assunto preferido? Talvez você esteja perdendo o propósito.
Desejo de vingança.  JZ 11:6 -  Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinha nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro e os anciãos foram buscá-lo na terra de Tobe. Mas Jefté não queria liberar o perdão, veja a sua fala: “Não disseram que eu era bastardo?” “Não me desconheceram e maltrataram por ser filho de uma prostituta?” “Não me deixaram sem herança, tirando tudo o que eu poderia ter?”  Eles lhes responderam: Por isso mesmo voltamos a procurar você, porque você é um valente!, era como se dissessem: Nós erramos no passado, Nós te prejudicamos e queremos pedir perdão. Queremos corrigir nosso erro. Deus estava dando uma grande oportunidade a Jefté de perdoar e ele estava dizendo: NÃO! Igualmente o Senhor nos dá oportunidade de exercitarmos o perdão, quando isto acontecer não rejeite! 
Perda da força, motivação, e do ânimo. Jefté se entregou totalmente ao dêsânimo e a desmotivação! Ele perdeu completamente suas forças, se entregou a auto destruição e estava se perdendo completamente. Um valente desmotivado não é nada, pois é a motivação que move um valente de Deus, portanto, fique atento! Pois pode ser que você esteja como este texto de Salmos 88:4.
IV- O perdão e o poder de Deus restauram o valente. JZ 11:9 a 11.  
A mágoa trava a nossa capacidade de conquista, ficamos atados,  completamente presos, pensando apenas em fugir de quem nos magoou e em como dar o troco e isto nos impossibilita de vencer. A mágoa traz sobre nós um complexo de inferioridade e um sentimento de que não somos amados e nem capazes de realizar. O perdão permitiu  Jefté alcançar várias vitórias. Jefté revolveu liberar-se da mágoa e a Bíblia diz que ele foi e falou todas as palavras perante o Senhor em Mizpá. Você imagina o que é que ele falou com o Senhor? Eu imagino que ele abriu o seu coração e rasgou o coração perante o Senhor liberando todas as suas amarguras e suas dores perante o Senhor dos Exércitos, somente depois disto é que veio a vitória e a Bíblia relata que após isto o Espírito do Senhor veio sobre ele: O Espírito do Senhor virá sobre você novamente, libere-se  da dor, da mágoa e do ressentimento que está dentro de você, e a unção de Deus será liberada novamente.
V- Deus restaura a unção do seu valente. 
DEUS ajudou a Jefté a vencer seus complexos de inferioridade e rejeição, como também vencer o ódio para perdoar seus irmãos. A primeira vitória foi conquistada no seu próprio coração e assim ele pode lutar junto com quem o ofendeu e o magoou, ele lutou contra as suas mágoas e venceu-se a si mesmo primeiro. O primeiro campo de batalha que um valente tem que vencer é a sua própria mente! Um valente precisa vencer a si mesmo primeiro e depois partir para outras guerras! Amado, você igualmente é um valente de Deus, um guerreiro de Deus, se você perdeu as forças e não tem mais ânimo e motivação para continuar prosseguindo, Deus está nos enviando como os irmãos de Jefté para lhe dizermos: Precisamos de você! Abra o seu coração e fale todas as palavras do Senhor que estao em seu coração agora! Entre na guerra conosco, e vamos juntos lutar contra o nosso verdadeiro adversário, satanás, nosso grande inimigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

O QUE CORRE DE VOCÊ

NÃO DEIXE DEUS ABANDONAR VOCÊ