Você se acha poderoso(a)? Está no auge de sua carreira? Está em plena forma física? Se considera rico(a) e de nada sente falta? Cuidado! pois de uma hora para outra esta realidade pode mudar!

Assim se sentia o Rei Nabucodonosor por volta do ano 568 a. C., quando dizia assim: “Eu, Nabucodonosor, estavatranquilo em minha casa e feliz no meu palácio” (Dn. 4:4). Mas a Bíblia adverte em 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”. O orgulho não é uma coisa boa.

De uma hora para outra sua vida iria mudar. Deus deu a Nabucodonosor outro sonho descrito em Daniel 4:5-18 que fez com que a tranquilidade e a felicidade do rei passassem.

Nabucodonosor era uma pessoa teimosa, pois após o sonho mandou chamar novamente os Magos, encantadores, feiticeiros para tentar interpretá-lo, ignorando as lições aprendidas no Capítulo 2 anteriormente estudado, sendo que “não me fizeram saber a interpretação” (v.7) por serem enganadores.

Diz a Bíblia: “Por fim, se me apresentou Daniel...” (v. 8), ou seja, Nabucodonosor era meio esquecido também, pois demorou a se lembrar de Daniel, deixando a consulta ao homem de Deus em último lugar.

Após contar o sonho para Daniel (ler Daniel 4:10-18), Daniel recebe de Deus a interpretação e “esteve atônito[perplexo] por algum tempo, e os seus pensamentos o turbavam.” (v.19).

Daniel poderia ter pensado “Bem feito a este rei pagão e blasfemo que destruiu minha cidade querida, me tirou da minha terra e matou meus familiares” pois sabia que Deus estava prestes a executar um juízo sobre Nabucodonosor. Mas ao contrário disso, Daniel não pensou em vingança, e sim disse: “...o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos" (v.19). Mais uma lição que Daniel nos dá “A ninguém torneis mal por mal” (Rm. 12:17) e “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal” (1 Tes. 5:15).



  • INTERPRETAÇÃO DO SONHO



A interpretação do sonho está contida em Daniel 4:20-26, e é a seguinte:

(i)                   GRANDE ÁRVORE = Rei Nabucodonosor (v. 22);

(ii)                 VIGILANTE = Deus/Altíssimo ou Anjo falando em nome de Deus (v.24);

(iii)                CORTAR A ÁRVORE = “Será expulso entre os homens” (v. 25);

(iv)                RAÍZ = “O reino tornará a ser teu” (v. 26);



O propósito/objetivo do sonho está contido no verso 17, que diz: “...a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles”.



  • CUMPRIMENTO DO SONHO



O cumprimento desta profecia somente veio a se cumprir “ao cabo de doze meses” (v. 29), ou seja, após um ano,quando  Nabucodonosor profere palavras de orgulho e arrogância descritas no verso 30: “Falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que EU EDIFIQUEI para a casa real, com o MEU GRANDIOSO PODER e para a GLÓRIA DA MINHA MAJESTADE?”.

Arqueólogos dizem que na maioria dos tijolos de Babilônia está escrito o nome de Nabucodonosor, provando assim que o rei atribuía a construção deste império a si mesmo.

Diz Deuteronômio 8:17-18: “E digas no teu coração: ‘A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder’. Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia”. A grande lição deste capítulo é que tudo o que temos e que somos vem das mãos de Deus e não podemos atribuir nossas conquistas às nossas próprias forças.
O rei ainda falava quando veio uma voz do céu e disse “Já passou de ti o reino” (v.31). No mesmo instante o Rei passou a se comportar como animal, comendo a erva do campo como os bois, morando na floresta, tomando chuva em seu corpo e dormindo ao relento.

A medicina hoje em dia chama isto de “insanidade Licantrópica” quando determinada pessoa passa a se comportar como animal.



  • DANIEL 4 É UMA HISTÓRIA DE CONVERSÃO



Após o rei ficar 7 anos se comportando como animal, ele restabeleceu o seu entendimento/inteligência e “eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração” (v. 34).

A partir daí Nabucodonosor claramente dá passos em direção à salvação.

Dissemos no estudo anterior que a salvação é de GRAÇA e não há nada que possamos fazer para comprar a salvação, nem boas ações, nem dar dinheiro ou bens para a igreja. Jesus já pagou o preço por nós.

Ocorre que a graça é um cheque de uma enorme quantia assinado por Deus e entregue a você! Ou seja, de nada vale se você não se dirigir a um banco e sacar o dinheiro.

A nossa parte é aceitar essa salvação dando os seguintes passos:
  
1. FÉ 



Primeiro passo é ter fé, aceitar que Deus existe e que o sacrifício na cruz é a minha única forma de ser salvo, conforme o plano de salvação exposto na aula passada.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Assim, é como se a graça estivesse passeando na nossa frente e com o braço da  nós agarrássemos firme este maravilhoso presente.

Para que as boas obras então? Porque em Tiago 2:26 diz “A fé sem obras é morta”, ou seja, após  eu ter recebido a salvação eu passo a ser uma nova criatura e como resultado da salvação eu me comporto como Jesus se comportava e pratico tudo o que ele manda. Em Efésios 2: 8-10 isto fica mais claro:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).

Ou seja, não somos salvos PELAS obras, mas PARA praticar boas obras. Assim, as boas obras vêm após você aceitar Jesus como salvador.

Mas infelizmente alguns homens não querem e simplesmente não aceitam Jesus como salvador e neste caso estão virando as costas para a salvação.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1:12); “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Veja que não é Deus que vai destruir os ímpios por maldade, mas pela própria escolha deles é que isto vai acontecer. O fogo eterno é “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt. 25:41) e não para homens, mas infelizmente os homens escolheram este caminho.

Nabucodonosor demonstra Fé ao dizer “Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo. Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas!..”(Dn. 4:2,3).

  
2. ARREPENDIMENTO



Jesus veio “chamar pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).

Este é o próximo passo, sentir dor pelo pecado que outrora cometemos e perceber que estas nossas atitudes machucaram a Deus e aos semelhantes.

Quando o Arrependimento é gerado em nós? “...a riqueza da sua [Deus] bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2:4).

O arrependimento é algo divino, pois por nós mesmos não sentimos culpados pelos nossos atos, somente com o Espírito Santo trabalhando em nós é que somos conduzidos ao arrependimento.

Daniel chama Nabucodonosor ao arrependimento:

Portanto, ó rei, aceita meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade.” (Dn. 4:27).


3. CONFISSÃO 

Após o arrependimento, o pecador deve confessar seus pecados a Deus. “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. (Salmos 32:5).

Provérbios diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).

Temos que confessar nossos pecados para obtermos o perdão.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1Jo. 1:9).

Nabucodonosor confessou sua soberba e suas iniquidades no verso 37, dizendo “...todas as suas obras são verdadeiras , e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba”.

Neste momento, aproveite para aceitar Jesus como Salvador, arrepender-se de seus pecados e confessar seus pecados a Ele, pois Ele quer te PERDOAR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL