GRITE POR SOCORRO


E os homens de Judá gritaram, e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá. 2 Crônicas 13.15
Quando Jeroboão tomou dez tribos de Roboão, filho de Salomão e, com elas, formou o reino do Norte, que continuou com o nome de Israel, a esperança era de que Jeroboão servisse ao Senhor. Mas, com o passar dos dias, ele se mostrou idólatra, mau caráter e bastante prepotente. Ao provocar Abias, filho de Roboão, que agora reinava em Judá, Jeroboão não contava que o filho não fosse igual ao pai, e a guerra estourou.
Abias saiu contra ele com um exército de 400 mil homens bem preparados; porém, o rei de Israel veio com 800 mil homens. A situação era difícil e angustiante, pois, para cada soldado de Judá, havia dois de Israel. Abias cumpriu a direção divina e deu um longo sermão nos revoltosos do Norte, mas de nada adiantou e, quando ele viu, Jeroboão havia concebido um plano que, aparentemente, representaria o fim de Judá.
O rei de Israel dividiu seus soldados em dois grupos para atacar Abias pela frente e por trás. Quando este viu o que o rei do Norte fez, não teve alternativa, senão gritar pelo socorro divino. Isso nos serve de lição, pois nunca devemos temer diante do inimigo e entregar os pontos. Os que confiam no Senhor sempre serão bem-sucedidos nas suas campanhas, pois nunca serão desamparados (Sl 125.1).
Por ter pregado para os revoltosos, Abias estava na presença divina e, então, ao ver o que lhe armaram, ele e seu povo sentiram que deveriam gritar ao Altíssimo. Eles foram movidos pelo Espírito do Senhor e, ao clamarem, o próprio Deus entrou em ação e deu-lhes a vitória de que precisavam. A luta foi tão séria, que Jeroboão nunca mais foi ameaça para o reino do Sul  Judá –, vindo a morrer logo depois.
Ainda hoje, o Pai celeste tem poder para ferir os seus inimigos que, diga-se de passagem, não são homens, e sim espíritos malignos que Satanás envia para destruir o povo de Deus (Ef 6.12). O segredo é estar sempre na presença do Senhor. Ainda que as lutas não tenham deixado você se consagrar a Deus, leia a Palavra, fale dela para outros e para si mesmo e, então, em um abrir e fechar de olhos, saberá como agir.
Quem buscar ajuda do Altíssimo verá que Ele entregará em suas mãos os espíritos que causam doenças, dividem lares, viram a cabeça de muitos e fazem com que seus adversários, mais numerosos, tornem-se nada. Naquele dia, Judá viu o Senhor destruir o exército dos israelitas e, quando estes fugiam, foi atrás deles e os infligiu uma derrota completa. Da mesma forma que Deus agiu com poder naquela batalha, Ele guerreará por você em sua luta. Creia nisso!
Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL