ASSUMA O QUE DEUS LHE ORDENA
Eis que o SENHOR, teu Deus, te deu esta terra diante de ti; sobe e possui-a como te falou o SENHOR, Deus de teus pais; não temas e não te assustes. Deuteronômio 1.21
Moisés estava recordando o dia em que os israelitas cometeram o grande erro de suas vidas. O Senhor os havia tirado da escravidão do Egito, tendo feito inúmeros milagres perante os olhos deles. Ao chegarem à região montanhosa dos amorreus, o Altíssimo ordenou que eles entrassem e tomassem posse dela. No entanto, como já tinham escolhido chefes sobre cada tribo, estes falaram com Moisés que deveriam enviar espias a fim de verificar a terra.
O povo nem sempre aceita a direção divina. Quem ouviu de Deus o que fazer não deve buscar nem aceitar conselho de ninguém. Moisés titubeou, deixou que escolhessem os tais espias, os quais foram enviados. Quando retornaram, trouxeram a má notícia que fez um grande estrago nas pessoas que não estavam em comunhão com Deus. Resultado: eles choraram a noite inteira e desejaram voltar ao Egito. Aquela atitude desgostou muito o Senhor.
A terra estava diante deles. Assim, tinham somente de subir e possuí-la, mas, ao contrário, decidiram aceitar a opção para que fosse com cautela. A consequência foi desastrosa, pois, ao darem a má notícia, os espias os afastaram do plano divino. Com isso, tiveram de caminhar 40 anos no deserto. A entrada deles na Terra da Promessa só foi permitida quando morreu o último homem que, naquele dia, tinha mais de 20 anos.
Quanto tempo tem sido desperdiçado por muitas pessoas que deixam para depois o momento de assumir a bênção. Na verdade, algumas já se desclassificaram e, se não se arrependerem de fato e não buscarem o perdão divino, não entrarão na Terra das Promessas de Deus. O Senhor havia dito que os israelitas deveriam subir e possuir a terra. Se tivessem obedecido ao Altíssimo, Ele teria ido à frente abrindo caminho e enfraquecendo os cananeus.
Quem não assume o que o Senhor ordena deixa de estar no grupo dos obedientes e passa para o dos rebeldes e infiéis. Ora, como servos, não precisamos temer nada. Para você, a montanha dos amorreus pode ser um empreendimento comercial, uma viagem missionária, ou a decisão de romper com amizades que o estão distanciando do Senhor. Enfim, o que a Palavra de Deus lhe falar faça; pois, do contrário, você caminhará sozinho.
Quanta angústia aquele povo sofreu por caminhar pelo deserto durante 40 anos? Quantas coisas boas eles perderam por não estarem na terra que lhes foi entregue? Conosco acontece a mesma coisa hoje. Quem desiste de seguir o Senhor e cumprir o que Ele mandou fica perambulando pelo deserto da vida de um lado para o outro. Seja, portanto, firme na fé e jamais deixe de fazer o que lhe foi mandado. Deus ama aquele que O ama (Jo 14.21).
Em Cristo, com amor,R. R. Soares
Comentários
Postar um comentário