Deuteronômio 1: 1-46 - O PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS.


Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, também começou e terminou no deserto. Não posso precisar que tenha sido concluído no deserto, mas sua história que ele narra, que são os discursos de Moisés, sim, foram todos produzidos no deserto. Vejam o que está escrito em Dt 31:24 e confiram.
Uma segunda geração então é preparada em substituição à primeira geração para sob a liderança também de um novo líder, Josué, entrar e tomar posse da terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó.
Deuteronômio começa com estas palavras:  “Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel...” e, então, teremos os seus quatro discursos pronunciados com o objetivo de orientar e preparar o povo da segunda geração para entrarem e possuírem a Terra Prometida, conforme promessa do Senhor.
Estaremos seguindo aqui a proposta divisória do livro conforme a Bíblia de Estudo de Genebra – BEG, de onde tirei muito dos seus comentários citados neste estudo.
Assim, esse estudo foi dividido em quatro grandes partes, com suas partes tendo suas subpartes e seções:
I.                O primeiro discurso de Moisés – o prólogo histórico - 1:1 a 4:43.
II.             O segundo discurso de Moisés – as condições da aliança - 4:44 a 26:19.
III.           O terceiro discurso de Moisés – bênçãos e maldições – 27:1 a 30:20.
IV.          O encerramento do ministério de Moisés – sucessão na liderança – 31:1 a 34:12.
Se eu fosse dar um nome a toda a história de Deuteronômio, eu não daria a palavra latina que lhe deu origem o nome “Deuteronômio”, ou seja, a segunda lei, nem daria a palavra hebraica, a primeira que aparece (Devarim = palavras;"Elleh ha-devarim" – הַדְּבָרִ֗י - Estas são as palavras). mas daria o seguinte nome: Moisés, o pregador!
Nas histórias da Bíblia o que mais vejo é Deus falando, Deus fazendo, Deus mostrando, Deus instruindo, Deus aparecendo, Deus se revelando, Deus fazendo alianças, Deus se aproximando, Deus conduzindo. E o homem? Este sendo convidado a pregar a palavra de Deus e não suas opiniões e filosofias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

O QUE CORRE DE VOCÊ

NÃO DEIXE DEUS ABANDONAR VOCÊ