CUIDADO APÓS GRANDES SUCESSOS

 

Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel.1 Crônicas 21.1
Os israelitas, sob o comando de Davi, haviam obtido grandes vitórias; reinos após reinos tinham sido vencidos pelo filho de Jessé e seu exército. Com isso, sua fama cresceu muito. As nações que se lançavam a guerrear contra ele eram derrotadas e tornavam-se tributárias ao reino de Israel. É bom ser vitorioso, mas a humildade deve ser a marca dos filhos de Deus, em tudo e em todos os tempos.
A vitória nos enche de alegria e faz-nos sentir fortes. Mas, se o vitorioso não tiver uma boa estrutura, é capaz de creditar a vitória à sua força, o que demonstra que o orgulho que precede a queda já entrou em seu coração (Pv 16.18). Pelos séculos, isso tem ocorrido com muitos servos do Senhor. Esse espírito é uma das armas do Inferno para impedir que os campeões de Deus continuem a vencer. Vigie para que você também não venha a cair (Sl 19.13).
Não importa o que nos esteja acontecendo. Quer sejam tempos maus, quer bons, o importante é estarmos em comunhão com o Altíssimo. Sem isso, o servo de Deus cairá nesta ou em outra tentação. De um lado, está o Senhor que deu a vitória e não é reconhecido; do outro, está o diabo que sabe que, se fizer o vencedor se orgulhar, irá tirá-lo das mãos de Deus e colocá-lo sob suas garras.
Davi não percebeu que aquele seu desejo não era bom. Não sabemos o que se passou em seu íntimo, quando decidiu mandar contar o seu povo. Será que pensava em guerrear contra o império assírio e o egípcio e, assim, tornar o seu reino a principal potência mundial? Isso até poderia ser feito, se o desejo viesse do Altíssimo. A mesma tentação tem ocorrido com muitos cristãos, e, infelizmente, muitos têm caído.
Coloque o que vier ao seu coração aos pés do Senhor. Contudo, ainda que esteja convicto de que aquilo é de Deus, espere que o mesmo seja confirmado pela boca de duas ou três testemunhas. Além disso, sempre peça e busque a humildade. Esse atributo deve ser como uma coroa sobre a sua cabeça. Se o Pai o usa, Ele o faz por misericórdia. Se Ele o colocou na liderança, seja servo dos demais (Mc 9.35b). Vigiar e orar são conselhos de Jesus (Mc 14.38a).
Nunca despreze o Altíssimo; se o fizer, já terá caído em tentação e o preço que pagará por tal atitude será alto. Ainda que consiga uma ou muitas vitórias sem a ajuda divina, creia, isso não compensa, pois o diabo se enfurecerá com suas conquistas e o atacará. Não há nada melhor do que estar abrigado em Deus (Sl 46).
O inimigo só não consegue atingir um vencedor, quando este foi e continua sendo ajudado pelo Altíssimo. Além disso, o Senhor tem compromisso com quem Lhe serve e com tudo o que diz respeito à vida dos Seus. Ele prometeu que não cairá um só fio de cabelo nosso sem Sua autorização (Mt 10.29,30). Com humildade, seja sempre servo.
Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL