ATITUDES DE UM VITORIOSO


Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Obede, esforçou-se e tirou as abominações de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim; e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do Pórtico do SENHOR. 2 Crônicas 15.8
Dar ouvidos à mensagem enviada pelo Altíssimo significa tomar uma posição contra o que Ele denuncia. Os que ouvem e não atendem, sem dúvida, não consideram o Senhor como o seu Deus; porém, como só há um Deus, o que eles têm por deus não é de quem precisam para socorrê-los na hora da necessidade, mas o próprio autor do sofrimento que virá sobre eles. Isso não tem nada a ver com nenhuma religião, e sim com um encontro com o Criador.
Judá havia se desviado da vontade do Senhor, e, por causa disso, o caos instalara-se na sua terra. O mesmo acontece com os irmãos levados por qualquer tipo de tentação; quando menos esperam, já estão completamente envolvidos pelas obras malignas. No entanto, a pergunta que se faz é: por que alguém deixa de crer nas promessas de Deus e passa a acreditar que, de alguma forma, o maligno não tocará nele? Ora, sem dúvida, o diabo anda ao nosso derredor procurando a quem possa tragar (1 Pe 5.8).
Hanani deu o recado como o Todo-Poderoso havia determinado, e, então, Deus pôde falar ao coração do rei e do povo escolhido. Quando o profeta não tem coragem de dizer a verdade, embora fique o tempo todo orando para o Senhor abençoar o povo, nada ocorrerá, porque só o conhecimento da Verdade liberta(Jo 8.32). O Senhor não pode operar onde não há fé, e ela vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra (Rm 10.17). A firmeza de Hanani provocou uma mudança no rei Asa.
Não foi fácil para o rei tirar a feitiçaria que antes havia se expandido em Israel e já contaminava o reino de Judá. Quando o mal se espalha, as pessoas se acostumam com o sofrimento e, mesmo que a mensagem seja real, muitas preferirão continuar com suas práticas habituais a dar meia-volta em direção ao Senhor e Seus preceitos. O monarca foi firme, e um avivamento se multiplicou em Judá. Seja inabalável na Verdade e você ajudará muitos.
O rei ordenou que fossem erradicadas as abominações do seu território – Judá e Benjamim. Veja os erros em sua conduta e arranque-os pela raiz. Faça isso antes que seja tarde, porque, depois, mesmo que busque lugar de arrependimento com lágrimas, não o achará. Esaú foi profano; porém, quando caiu em si e buscou o perdão, não o encontrou.
Ao estender a ordem sobre as cidades capturadas nas montanhas de Efraim, Asa não parou por aí; ele viu que tinha de renovar o altar do Onipotente. Como anda o seu coração, o altar do Senhor? Se não tem sentido a presença de Deus, ore até fazer a vontade dEle.
Jamais faça só um pouco do que a Palavra o tocou, pois, ou o Senhor tem tudo, ou não aceitará a sua “entrega”.
Em Cristo, com amor,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

SÓ DEUS RESGATA ISRAEL